Parceria entre Bahia e MCMV prevê conclusão de obras paradas na Fazenda Grande 4

Publicado:

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), visitou o Condomínio Solar das Mangueiras, na Fazenda Grande 4, em Salvador, durante este sábado (15). A visita foi para viabilizar o acordo entre a gestão estadual e o governo federal para a finalização de obras paradas do Minha Casa Minha Vida na Bahia. Segundo o ministro, os contratos que preveem a construção das casas estão com valores “defasados”.

 

Rui Costa, reforçou que também que a parceria entre os governos é fundamental para acelerar essas obras, que já ultrapassaram a previsão de finalização das construções. “Vamos intensificar isso agora, para concluir todas as casas e entregar ainda esse ano à população. Na Bahia, são seis mil unidades que ficaram paradas ou quase concluídas”.

 

A coordenadora estadual da União por Moradia Popular da Bahia (UMP-BA) e moradora do condomínio, Manuela Verzegnassi, explicou que o conjunto habitacional faz parte da modalidade que permite que famílias construam suas casas, através de recursos repassados pelo Governo Federal a uma entidade organizadora habilitada. Por isso, apesar do condomínio não ter sido entregue oficialmente, as casas foram ocupadas pelos moradores quando a obra foi suspensa. 

 

“Como o contrato é assinado em cartório antes de a casa ser concluída e as pessoas já sabiam qual era a sua, elas entravam e iam terminando a casa, dentro das normas do programa. Esse é o nosso diferencial. Poder acompanhar todo o processo: antes, durante e depois das obras”, explicou a coordenadora.

 

Para que a habitação seja regularizada, está prevista a conclusão do sistema de águas pluviais, com finalização da parte de drenagem, que envolve a construção de duas escadas drenantes e conclusão de uma em andamento. Também será finalizado o esgotamento sanitário, com a construção de duas elevatórias de esgoto para destinação do esgoto doméstico, além da ligação do sistema de abastecimento de água pela Embasa, que está irregular desde a interrupção da obra. 

 

Os trabalhos serão executados pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e pela Embasa.

 

“Estamos trabalhando junto com os técnicos da Conder, fazendo todo o orçamento, com muito cuidado, para que tudo o que precisa seja resolvido dentro dessa nossa parceria. O trabalho tem sido diuturno e queremos, no menor tempo possível, dar para os moradores as condições dignas de moradia”, garantiu a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira (PSD).

 

A entrega do condomínio também passa pela implantação de um equipamento esportivo, repintura e manutenção das estruturas das casas e abertura de vagas de estacionamento. O investimento total para a conclusão das obras é de cerca de R$ 18,5 milhões.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Líder do PSD, deputado Antonio Brito apoia indicação de Otto Filho para o TCE-BA

O deputado federal e líder do PSD na Câmara, Antonio Brito, expressou apoio à indicação do deputado federal Otto Filho para o cargo...

Brumado tem experiência reconhecida em mapa de educação integral do MEC

O município de Brumado, localizado no Sertão Produtivo da Bahia, fez seu nome no Mapa de Experiências Inspiradoras em Educação Integral, lançado pelo...

Residentes da Suvisa produzem vídeos sobre os 18 anos da Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública

Os residentes do LACEN/BA finalizaram, nesta sexta-feira, o módulo de Vigilância Laboratorial do Programa de Residência Multiprofissional em Vigilância em Saúde. Para encerrar...