Alerta aos pais! Você saberia reconhecer sinais de sepse em seu filho?

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A sepse é uma resposta inflamatória exagerada do corpo a uma infecção causada por vírus ou bactérias. Conhecida popularmente como infecção generalizada, ela pode causar alterações no funcionamento de órgãos vitais como rins e coração. Porém, apesar de grave, os sinais para identificar o quadro podem ser confundidos com os sintomas, por exemplo, de uma gripe.

Pode ser mais difícil ainda identificar a sepse em crianças, que muitas vezes não sabem traduzir o que estão sentindo — por isso, os pais precisam estar atentos. O infectologista Werciley Vieira Júnior, do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, destaca que qualquer infecção pode virar uma sepse, e a situação pode acontecer em todas as faixas etárias.

O quadro é caracterizado quando, a partir da infecção, a pressão arterial do paciente fica perigosamente baixa. “O corpo todo da criança vai reagir à infecção ao produzir, de forma exagerada, proteínas chamadas citocinas, que atrapalham o funcionamento de alguns órgãos vitais. Caso a resposta inflamatória não seja tratada, a sepse pode levar à morte”, alerta Júnior.

Para evitar as consequências mais sérias, o médico sinaliza algumas formas de detectar precocemente a sepse nas crianças. Confira:

1. Alteração de comportamento – Devido à alteração no funcionamento de alguns órgãos, a criança pode ficar fatigada, cansada e sonolenta, já que o corpo dela está gastando muita energia tentando se estabilizar.

2. Aceleração de respiração e batimentos cardíacos – A sepse pode acelerar a respiração e batimentos cardíacos da criança, o que faz com que a pressão arterial caia de forma perigosa: o processo é chamado de puxão traqueal. A dificuldade respiratória ainda gera confusão mental no paciente, já que a oxigenação do cérebro piora.

3. Alterações na pele – “Um dos órgãos afetados pela sepse é o fígado, já que as citocinas passam por ele. O mau funcionamento traz consequências como o aspecto amarelado da pele da criança”, afirma o infectologista. Por causa dos danos aos tecidos causados pela resposta inflamatória, partes do corpo do paciente podem ficar frias e pegajosas.

4. Mudança no choro – Uma das reações do corpo à sepse é causar dor e febre — em crianças sensíveis, os sintomas podem causar o choro. Porém, ao invés de ser estridente e vigoroso, o pranto passa a ser fraco, porque faltam forças para manifestar o desconforto.

Ao notar a associação de fatores, o médico pede que os pais levem a criança ao hospital, pois a sepse só pode ser detectada com precisão a partir de exames. Com a confirmação do quadro, os profissionais de saúde podem determinar o melhor tratamento para a resposta inflamatória.

Para prevenir a sepse é preciso, em primeiro lugar, evitar infecções: por isso, é essencial estar com as vacinas em dia e desconfiar de qualquer alteração. “Em hipótese alguma dê antibióticos para a criança por conta própria, deixe isso para os profissionais da saúde”, reforça Werciley.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Helicóptero da TV Band realiza pouso forçado na Grande SP

Um helicóptero da TV Bandeirantes realizou um pouso de emergência no fim da tarde desta segunda-feira (29/12), em Guarulhos, na Grande São Paulo. De...

Entregador de delivery é encontrado morto com marcas de tiros na zona rural de Cabrália

Um entregador de delivery, de 25 anos, foi encontrado morto, às margens de uma estrada na zona rural de Santa Cruz...

WePink, marca de Virginia Fonseca, é multada em R$ 1,5 milhão pelo Procon-SP após falhas

WePink, marca de cosméticos da influenciadora Virginia Fonseca, foi multada em R$ 1.566.416,66 por infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), incluindo...