Condomínio em área que abrigou seleção da Alemanha na Bahia vira alvo de batalha judicial

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma batalha judicial tem sido travada devido à construção de um condomínio no distrito de Santo André, em Santa Cruz Cabrália, na Costa do Descobrimento baiana. Há quase nove anos, o local ficou conhecido por abrigar a delegação da seleção de futebol masculino da Alemanha, campeã da Copa do Mundo do Brasil, em 2014.

 

Segundo reportagem da Folha, uma associação de moradores [Bem-TeVi Diversidade] contesta o direito de o condomínio ser erguido no local, afirmando ser uma Área de Proteção Ambiental (APA). Em janeiro, a entidade entrou com uma ação civil pública contra a liberação de licenças pela prefeitura de Santa Cruz Cabrália em favor da empresa Castello Cario Brasil Participações.

 

A obra do condomínio, intitulado de Vila da Vila, ficará a cargo da Katz Construtora. Ainda segundo a reportagem, o terreno fica em frente ao mar e perto da foz do rio João de Tiba. No local, estão instaladas 17 barracas de praia, a maioria delas administradas por moradores nativos.

 

O projeto do condomínio ainda prevê 56 lotes para imóveis, cada um com de 800 a 1,5 mil metros quadrados, além de uma vila comercial com lojas, piscina e área gourmet. A área total é de 74 mil m2, equivalente a pouco mais de sete campos de futebol oficiais. Após ação da Bem-Te-Vi Diversidade, em fevereiro a Justiça Federal acatou o pedido e suspendeu as licenças concedidas pela prefeitura de Santa Cruz Cabrália.

 

No entanto, em março último, a liminar foi derrubada pelo Tribunal Regional Federal, que afirmou que o terreno não estava em a área federal e que, por isso, não seria de competência da Justiça Federal deliberar sobre o caso. Ainda assim, a decisão foi questionada pelo juiz federal Pablo Baldivieso.

 

Para o magistrado, a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) tinha apontado que o empreendimento teria 1,6 mil m2 — o equivalente a 2% do total— dentro de área da Marinha. O juiz ainda acionou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para elaborar relatório técnico ambiental da área e agendou uma audiência de conciliação.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Confraternização em barco com vereadores termina em confusão no litoral da Bahia

Taperoá, no Baixo Sul baiano, viu um momento de lazer entre vereadores terminar em confusão durante um passeio de fim de ano em...

Professor morre após mal súbito durante partida na Bahia; jogo com campeão da Copa do Brasil foi encerrado

Um professor morreu após passar mal durante uma partida de futebol em Baixa Grande, na Bacia do Jacuípe, no último sábado (27). Identificado...

Açougueiro é morto a tiros em Feira de Santana; crime filmado circula em redes sociais

Um homem de 32 anos foi morto a tiros na noite deste domingo, 28, em Feira de Santana, próximo à Praça da Fraternidade,...