Atos do Tabelionato de Notas já podem ser realizados 100% pelo e-notoriado

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), por meio da Coordenadoria do Núcleo Extrajudicial das Corregedorias (Geral e do Interior), informa que já é possível realizar 100% dos atos do Tabelionato de Notas no e-notariado.   

 

A plataforma digital, gerida pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, possibilita uma conexão moderna e confiável do usuário aos serviços oferecidos pelos tabeliães de notas do país. Autenticação de documentos, reconhecimento de firmas, autorizações eletrônicas de viagem e assinaturas de escrituras públicas estão entre as ações que já podem ser realizadas no sistema.  

 

Para obter o certificado digital notarizado gratuitamente, o interessado deverá emiti-lo em um Tabelionato de Notas credenciado, de forma presencial ou remota por videoconferência. 

 

Com o certificado digital emitido, é possível assinar digitalmente os atos notariais eletrônicos solicitados diretamente ao Tabelionato de Notas. 

 

As assinaturas digitais dos atos serão realizadas na própria plataforma e-notariado, a partir de notificações disparadas pelo cartório. 

 

Além disso, a plataforma permite que se verifique a validade dos atos notariais eletrônicos em: e-notariado Assinatura. 

 

Como credenciar o tabelionato de notas no e-notariado:   

 

O tabelião titular deve emitir um certificado digital e-notariado. Para isto, precisa contatar o Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, enviando um e-mail para [email protected] . 

 

Após o certificado digital emitido, o próximo passo é efetuar o login com o certificado digital e-notariado. E na Área do Notário, na seção “Credenciamento como Autoridade Certificadora” (AC), clicar no botão “Solicitar credenciamento” e efetuar a assinatura do Termo de Adesão. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM prende homem com grande quantidade de haxixe “dry” e R$ 964 no DF. Veja vídeo

MenuMetropólesSuspeito de tráfico de drogas também estava em posse de porções de cocaína, crack e maconha, segundo a PMDF21/02/2026 08:59, atualizado 21/02/2026 09:09metropoles.comDivulgação/PMDF A...

Como a CPMI do INSS viu as primeiras decisões de Mendonça no Master

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto Antes entusiasmados com a ida do ministro do STF, André Mendonça, para a relatoria do caso Master, integrantes da CPMI do...