ChatGPT ameaça médicos? Novo estudo indica que sim

Publicado:

Um novo estudo publicado pelo JAMA Internal Medicine indica que a Inteligência Artificial (IA) da ChatGPT é melhor respondendo a e-mails de pacientes do que médicos reais. Um painel composto por profissionais de saúde concluiu que, 79% das vezes, as respostas elaboradas por esta ferramenta de IA tinham melhor qualidade.

“Há uma área na saúde pública onde há uma necessidade maior do que nunca e está nas pessoas que procuram conselhos médicos. As caixas de entrada de médicos estão cheias depois desta transição para assistência virtual devido à Covid-19”, diz o estudo liderado John W Ayers, um dos responsáveis pela área de inovação da Universidade de San Diego na California, EUA.

Além de providenciarem respostas mais completas às questões e dúvidas dos pacientes, os e-mails gerados pelo ChatGPT também foram considerados mais empáticos do que os redigidos por médicos reais.

Apesar dos resultados conclusivos, os responsáveis pelo estudo não estão certos que a IA está no ponto certo para substituir os médicos nas respostas a e-mails.

“Para alguns pacientes, pode salvar-lhes a vida. Mas também sabemos que há uma maior probabilidade de sobrevivência se houver um maior cumprimento de conselhos médicos, como diminuir o consumo de sal ou tomar os medicamentos. Nesse cenário, as mensagens podem ajudar a garantir o cumprimento desses conselhos”, refere o estudo.

Leia Também: Empreendedor português cria empresa viral a partir do ChatGPT

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fala AI: uma IA pode criar armas nucleares?

A startup Anthropic, conhecida pelo chatbot Claude, firmou uma parceria inédita com o governo dos Estados Unidos. O objetivo é desenvolver um filtro...

Após 200 anos, araras-canindés voltam aos céus do Rio de Janeiro

Depois de mais de 200 anos afastadas, as araras-canindés estão prestes a retornar ao céu do Rio de Janeiro. Esses pássaros, que foram...

Fóssil pré-histórico mostra elo entre humanos e chimpanzés

Um estudo recente publicado na revista Communications Biology analisou o tornozelo de um antigo hominídeo, trazendo novas pistas sobre a evolução humana. O...