Deputada consulta TSE sobre verbas e propaganda eleitoral de indígenas

Publicado:

A deputada Célia Xakriabá (PSol-MG) apresentou consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a aplicação de recursos do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral (FEFC) e a distribuição do tempo de propaganda do rádio e na televisão para candidatos indígenas. O pedido foi distribuído por sorteio ao ministro Kássio Nunes Marques.

Segundo o documento apresentado pela deputada, há um histórico processo de discriminação e “apagamento” do indígena do processo democrático, o que reflete em “subrepresentavidade” dos povos originários nos espaços de poder.

A consulta feita ao TSE é para que os ministros respondam se os partidos políticos são obrigados a destinar tempo de propaganda eleitoral no rádio e TV, além de recursos financeiros dos fundos partidário e eleitoral de modo proporcional às candidaturas indígenas apresentadas em cada eleição.

O pedido se fundamenta em decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do TSE que garantem distribuição proporcional da propaganda e dos recursos financeiros públicos a candidatas do gênero feminino e negros.

“Sempre falo do racismo da ausência e do processo de apagamento dos nossos corpos, da nossa história e da nossa cultura. Ocupar, demarcar, indigenizar e mulherizar a política é reparar. É retomar o que sempre foi nosso por direito. Se as pessoas, muitas vezes, ignoram a nossa existência, como fazer com que apoiem nossas candidaturas? Isso exige recurso, emprenho e viabilidade. E é isso que queremos com a garantia de uma verba específica para os povos indígenas. A nossa hora é agora”, analisou a parlamentar.

O advogado Luiz Eduardo Peccinin assina o pedido ao TSE. Para ele, uma resposta afirmativa às questões levantadas “consolidaria a postura atual do Judiciário brasileiro na promoção de políticas concretas para incentivar inclusão de minorias no processo eleitoral, aos moldes do já feito em relação às mulheres e aos candidatos e candidatadas negras”.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Como o Brasil consegue trazer fósseis no exterior de volta para o país

A jornada de repatriação de fósseis brasileiros ganhou destaque com a paleontóloga Taissa Rodrigues, professora na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Durante...

Congresso, assembleias e câmaras alienados (Eduardo Fernandez Silva)

Em um cenário político em que a distância entre representantes e representados se torna cada vez mais preocupante, é alarmante perceber que o...

Suspeito de assassinar gari está preso com filho que matou professora

Na manhã de um dia comum, três vidas se entrelaçam em um cenário de tragédia. Renê da Silva Nogueira Júnior, um empresário de...