Ex-ministro do GSI Gonçalves Dias chega à sede da PF para depor sobre 8 de janeiro

Publicado:

O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) general Gonçalves Dias chegou à sede da Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira, 21, para prestar depoimento sobre os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro, em Brasília.

A oitiva foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Imagens da área interna do Palácio do Planalto divulgadas pela primeira vez na quarta-feira, 19, pela CNN Brasil, mostram G. Dias , como é conhecido, e outros funcionários do GSI interagindo com os golpistas durante a invasão do prédio. Um dos servidores chegou a distribuir garrafas de água para os extremistas.

O escândalo levou o general a pedir demissão do governo. O pedido foi aceito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. G Dias é o primeiro ministro a cair em 109 dias da atual gestão.

Na decisão que determinou o depoimento de G Dias, Moraes apontou que as imagens revelam uma “atuação incompetente das autoridades responsáveis pela segurança interna do Palácio do Planalto, inclusive com a ilícita e conivente omissão de diversos agentes do GSI”.

O ministro do STF destacou que já mandou, no mesmo dia dos atos golpistas, a PF obter todas imagens de câmeras de segurança do DF do dia 8 de janeiro. Também determinou, em 23 de fevereiro, que todos os militares que aparecem nas câmeras de segurança sejam ouvidos. A lista dos militares presentes seria fornecida pelo GSI.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Técnica viral usa spray de glitter para dedurar homens casados infiéis

Em 2025, encontrar um amor pode ser um verdadeiro desafio, especialmente para mulheres que temem se envolver com homens casados disfarçados de solteiros....

“Obrigado, Deus”: internado, radialista grava vídeo após ser agredido

O radialista Denis Lima, carinhosamente chamado de Poderosa, compartilhou um emocionante vídeo onde expressa sua gratidão por estar vivo após sofrer uma violenta...

Governo Lula garante que diálogo com EUA não tem viés ideológico

Em uma declaração clara, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) confirmou que o Brasil busca um diálogo construtivo com os...