Lira anuncia instalação de CPI do MST e outras 2 na Câmara

Publicado:

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que fará nesta semana a leitura do requerimento de criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que busca investigar a atuação do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), em meio às ações do movimento em áreas da Embrapa, em fazendas e em sedes do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

Lira afirmou na noite desta segunda-feira (24) que também deverão ser lidos requerimentos das CPIs da Americanas e da manipulação de resultados em partidas de futebol no país. “Devo ler esta semana: MST, Americanas e manipulação dos jogos”, afirmou à imprensa.

Ele disse, no entanto, que as CPIs e a CPI mista que irá investigar os atos golpistas de 8 de janeiro, que deverá ser instalada também nesta semana, não irão afetar o andamento da pauta na Câmara.

“O que nós vamos prezar é pela continuidade da pauta. Algumas CPIs podem ser instaladas na Câmara também, temos uma fila de quatro, mas elas funcionarão no terreno e ambiente próprio delas. O plenário tem que voltar a funcionar e vai funcionar com tranquilidade a partir desta semana.”

Diante das ações do MST, a bancada do agronegócio vinha pressionando Lira para instalar a comissão. A entidade iniciou na semana passada a Jornada Nacional de Luta pela Terra e pela Reforma Agrária com a invasão de ao menos nove fazendas, incluindo uma área que pertence à Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), além de sedes do Incra em ao menos sete unidades da federação.

Na noite desta segunda, o presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), Pedro Lupion (PP-PR), foi às redes para celebrar as declarações de Lira elogiar a atuação do presidente da Casa.

“Se confirmada a informação, é uma ótima notícia. Fato é que o presidente @ArthurLira_ tem sido um grande aliado dos produtores rurais, e sempre tem cumprido os compromissos assumidos com a nossa @fpagropecuaria”, escreveu em seu perfil no Twitter.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Congresso, assembleias e câmaras alienados (Eduardo Fernandez Silva)

Em um cenário político em que a distância entre representantes e representados se torna cada vez mais preocupante, é alarmante perceber que o...

Suspeito de assassinar gari está preso com filho que matou professora

Na manhã de um dia comum, três vidas se entrelaçam em um cenário de tragédia. Renê da Silva Nogueira Júnior, um empresário de...

Planalto vê um motivo para críticas recentes de Tarcísio a Lula

Os recentes comentários do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, direcionados ao presidente Lula, têm gerado discussões no Palácio do Planalto. Assessores...