Movimentos sociais ocupam Inema e protestam contra construção de megaempreendimento em Boipeba

Publicado:

Associações e movimentos sociais de diferentes segmentos foram à sede do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Bahia (Inema) nesta quinta-feira (13) para protestar contra a construção do megaempreendimento na Ilha de Boipeba. De acordo com os manifestantes, a licença dada para a realização das obras descumpre a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que afirma que os povos originários e comunidades tradicionais devem ser consultados previamente sobre os empreendimentos.

 

LEIA TAMBÉM:

Projeto de resort de luxo em Boipeba prevê construção de aeródromo e campos de golfe; confira detalhes
Megaempreendimento de Boipeba: Entenda o que está em jogo para a construção do resort de luxo

 

De forma pacífica, os grupos também pediram pela troca da atual diretora do Inema, Márcia Telles, justamente pelo suposto descumprimento da Convenção 169. A ação na sede do instituto foi organizada pela Articulação Nacional Quilombola (ANQ) e o Movimento de Pescadores e Pescadoras (MPP-BA).

 

A Convenção 169 prevê que povos originários e comunidades tradicionais devem ser consultados previamente, de forma livre, informada e de boa fé sobre qualquer tipo de empreendimento ou política pública que afete seus territórios e modo de vida.

 

Segundo os movimentos sociais, a convenção vem sendo descumprida em diferentes situações na Bahia. As associações citaram o exemplo da licença de instalação emitida para a empresa Mangaba Cultivo de Coco que supostamente foi concedida sem consulta à comunidade de Cova da Onça e ao quilombo Monte Alegre e da Comunidade de Boca do Rio na Baía de Aratu.

 

Além desse caso, as organizações também citaram outros casos que, supostamente, ocorreram sem consulta dos povos originários: 

 

Bahia Terminais x Quilombo Boca do Rio (Candeias);
Mez Energia x Quilombo da Cambuta e São Brás (Santo Amaro);
Estaleira Enseada Paraguaçu x São Roque de Paraguaçu (Maragogipe).

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vendedor de carnes morre atropelado ao parar para prestar socorro à motociclista em Ipirá

Na manhã de segunda-feira (21), uma tragédia marcou a cidade de Ipirá, na Bacia do Jacuípe. João Carneiro Souza, um respeitado vendedor de...

TJ-BA institui comissão para implantação de sistema de videomonitoramento em prédios judiciários

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) deu um passo significativo em direção à modernização e segurança no judiciário ao estabelecer uma comissão...

Polícia notifica três postos de combustíveis durante operação em Lauro de Freitas

Em um esforço para garantir a integridade do setor de combustíveis, a Polícia Civil da Bahia lançou uma operação coordenada que resultou na...