PF instaura inquérito policial para apurar racismo em voo da Gol em Salvador

Publicado:

A Polícia Federal instaurou inquérito policial neste domingo (30) para apurar a eventual existência dos crimes de racismo durante a retirada compulsória de uma passageira do Voo Gol 1575 no dia 28/4 no Aeroporto Internacional de Salvador.

De acordo com o comunicado da corporação, a  investigação foi instaurada na Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia e permanecerá em sigilo até a completa elucidação dos fatos.

O caso aconteceu na última sexta-feira (28), quando uma mulher negra, identificada como Samantha, foi retirada do avião antes da decolagem da capital baiana, com destino a São Paulo, e ficou detida no aeroporto. 

 

A situação repercutiu nas redes sociais e várias celebridades comentaram o assunto. Em um texto compartilhado pela jornalista da TV Globo, Rita Batista, Samantha estava sendo obrigada a despachar a mochila com seu computador – sendo, inclusive, acusada por parte da tripulação de ser “a razão do atraso”. Os passageiros conseguiram um lugar para a mochila de Samantha e nem mesmo assim o voo decolou. 

 

Em nota após a ocorrência, a PF informou que agentes entraram no avião e efetuaram o desembarque de uma passageira que não teria acatado as ordens do comandante do voo nº 1575, referentes à segurança de acomodação das bagagens.

 

“Ressalta-se que, de acordo com a Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986, o comandante exerce autoridade desde o momento em que se apresenta para o voo até o momento em que entrega a aeronave, tendo autonomia para solicitar apoio da Polícia Federal”, diz a nota.

 

 

 

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma publicação compartilhada por ritabatista (@ritabatista)

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: “Símbolo de humilhação”, diz Bolsonaro após mostrar tornozeleira eletrônica pela 1ª vez

Na última segunda-feira (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez sua primeira aparição pública com a tornozeleira eletrônica, um dispositivo que foi imposto...

Embriagado, médico comete racismo e ataca funcionários em hotel. Vídeo

Na última sexta-feira, um médico de 44 anos, residente em São Paulo, se envolveu em um incidente alarmante em um hotel de luxo...

Moraes fortalece medidas contra uso redes sociais por Jair Bolsonaro e inclui transmissões e entrevistas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, intensificou as restrições ao ex-presidente Jair Bolsonaro, ampliando a proibição de uso de...