As ameaças de ataque a escolas, feitas nos últimos dias, têm levado as prefeituras de Belo Horizonte e região metropolitana a tomar medidas para reforçar a segurança nas unidades de ensino municipais e estaduais. Em Mateus Leme, um adolescente de 17 anos foi apreendido ontem, após gravar um vídeo com ameaças de massacre à Escola Estadual Domingos Justino Vieira. Localizado pela PM, o aluno admitiu a autoria do vídeo e disse que contou com a ajuda de dois primos, de 26 e de 20 anos. Um está preso e outro foragido. A prefeitura informou, em nota, que “há o contato contínuo entre a administração municipal, a administração das escolas e a Polícia Militar.”
A PM está fazendo o patrulhamento de todas as escolas e imediações, já que a cidade não tem Guarda Municipal. A prefeitura recomenda evitar aglomerações na porta das escolas. Durante o funcionamento das unidades de ensino, todas as entradas estão sendo mantidas fechadas e monitoradas. Caso os pais ou responsáveis precisem ir ao local, o Executivo municipal sugere que façam um agendamento prévio junto à direção da escola. Outra orientação é não compartilhar notícias sem garantia da veracidade. “Reiteramos a necessidade da cooperação entre a comunidade escolar, o poder público, a população e os órgãos de segurança.”
Em Contagem, pais de alunos fizeram protesto, em frente à prefeitura, ontem, para pedir reforço na segurança das escolas. Eles foram recebidos pelo vice-prefeito Ricardo Faria. A principal reivindicação dos familiares é a presença de guardas municipais em tempo integral nas unidades de ensino. Faria, porém, indicou que isso não deve acontecer. “A gente tem um efetivo reduzido. Acho que a gente precisa reforçar essa cultura de paz com a comunidade escolar, a escola cada vez mais próxima dos pais”, afirmou.
O vice-prefeito detalhou ainda ações para reforçar a segurança nas escolas do município. Um grupo de trabalho foi criado, o controle de entrada e saída dos alunos foi reforçado por uma empresa contratada. A Guarda Civil tem trabalhado em parceria com a Polícia Militar Civil, monitorando possíveis casos de atentado, segundo ele. Além disso, serão instaladas 3.200 câmeras de segurança, sendo mil delas para atender a rede escolar. Faria informou que 126 escolas receberão os equipamentos e 31 delas já têm o sistema. “Sobre as câmeras de videomonitoramento, a gente conclui o processo em agosto. Todas as câmeras instaladas e monitoramento acontecendo através de uma central compartilhada com a Guarda Municipal e Polícia Militar”, ressaltou. A cidade conta ainda com o Programa Patrulha Escolar, 24 viaturas da Guarda Civil e o serviço de inteligência ajudam no monitoramento das escolas municipais.
GERENCIAMENTO
Em Betim, em 12 dias, quatro escolas públicas foram alvo de suspeitas de ameaças violentas. No início da semana passada, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) informou que estava acompanhando a situação na Escola Estadual João Guimarães Rosa, no Bairro Icaivera. Na ocasião, uma ameaça de massacre foi escrita na porta de um dos banheiros femininos da instituição. A Polícia Militar foi mobilizada e, até o momento, não se sabe quem é o autor da ameaça. Um grupo de gerenciamento foi criado para combater e prevenir ameaças de novos ataques. A segurança das instituições de ensino também foi reforçada. As escolas municipais vão contar com a Guarda Municipal, enquanto as unidades estaduais terão uma ação mais ostensiva da PM. Além disso, os Centros Infantis Municipais ficarão sob os cuidados dos guardas patrimoniais. As creches conveniadas com o município vão receber recurso para contratar vigilantes. Os profissionais devem atuar por um período de 90 dias, que pode ser estendido, se necessário.
A Prefeitura de BH informou que as 323 unidades de ensino da rede municipal contarão com a presença da Guarda Municipal. Agentes da Patrulha Escolar da Guarda Municipal já acompanham as instituições de ensino. Mesmo assim, um grupo de trabalho foi criado para discutir ações de prevenção e encaminhamento em casos de ameaça e situações de violência. O comandante da Guarda Civil Municipal, Júlio César de Freitas, explica que além da presença nas escolas, a corporação também trabalha no combate às fake news, de modo a tranquilizar a comunidade escolar e evitar o pânico. “Temos uma equipe de suporte que verifica todas as notícias que nos são repassadas. O combate às notícias falsas também é uma estratégia importante para dar tranquilidade para pais e alunos”. Além disso, a corporação mantém contato diário com representantes das escolas por meio de grupos em aplicativos de mensagem. (Com Clara Mariz, Maicon Costa e Ivan Drummond)
O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), decidiu prorrogar a vigência de importantes medidas provisórias do governo federal, uma ação publicada...
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Comentários Facebook