Saiba como o CER IV ajuda na reabilitação de pacientes amputados

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

1 1 2
Trabalho de reabilitação em pacientes do CER IV (Foto: Wesley Morau)

O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) de Teixeira de Freitas tem um papel essencial tanto na recuperação de pacientes que passaram por procedimentos cirúrgicos, como na garantia da qualidade de vida das pessoas com deficiência ou com Ostomia. Um dos destaques da unidade é o trabalho de reabilitação pré e pós protetização – que utiliza a prótese enquanto uma alternativa para quem passou pelo processo de amputação de um membro.

Na fase de pré-protetização, é realizado o fortalecimento muscular, aperfeiçoamento e estabilização do coto, além do ganho de equilíbrio. Após a confecção da prótese, o usuário passa por treinos para adaptação do material até se tornar completamente apto ao uso do mesmo e receber alta do serviço. O trabalhador autônomo Antônio Ramos, por exemplo, teve uma lesão que levou à amputação transtibial (abaixo do joelho) devido a diabetes. Ele chegou na unidade em uma cadeira de rodas, com uma cicatriz que não estava completamente fechada.

De acordo com Paula Nunes, fisioterapeuta do CER IV responsável pelo atendimento aos pacientes amputados, “fizemos o trabalho de equilíbrio e fortalecimento muscular, e também tratamos da ferida juntamente com o pessoal da enfermagem, nutricionista e psicóloga. O seu Antônio tinha um coto edemaciado, por isso trabalhamos com o enfaixamento dele e a evolução foi positiva: tem força e equilíbrio bom, e aguarda a confecção da prótese”.

“Cheguei aqui em abril do ano passado em uma cadeira de rodas, passei para o andador e evolui tanto nos exercícios com a fisioterapeuta que agora posso fazer uso da muleta”, explicou o paciente. “Gosto da fisioterapeuta, da psicóloga e de todos os profissionais daqui. O atendimento é excelente”.

O post Saiba como o CER IV ajuda na reabilitação de pacientes amputados apareceu primeiro em Prefeitura de Teixeira de Freitas – Bahia.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Concurso do TRF da 2ª Região está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o concurso público do TRF 2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), que administra as ações da Justiça Federal nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, com oportunidades para profissionais com formação superior em diversas áreas e remunerações iniciais que podem ultrapassar os R$ 13.900, além de

Nota de Pesar – Prefeitura lamenta morte de aluno João de Souza Matos

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas informa com pesar o falecimento de João de Souza Matos, aluno da Escola Municipal Alfredo Felix Correia, no domingo (28). (Foto: Reprodução) Neste momento de dor, a gestão municipal expressa seus sentimentos à família e aos amigos. O post Nota de Pesar – Prefeitura lamenta morte de aluno

Mãe de estudante morto relata agressões: “Não podia ir ao banheiro”

São Paulo — A mãe do estudante Carlos Teixeira Gomes Ferreira Nazarra, o jovem de 13 anos que morreu após ter sido espancado por colegas dentro de um escola estadual de Praia Grande, litoral de São Paulo, contou que ele não queria ser transferido pois queria defender os amigos menores de agressões. Michele de Lima Teixeira, mãe do adolescente