Guarda Civil dá golpe de enforcamento e deixa homem desacordado em SP

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Logo Agência Brasil

Um homem foi enforcado até ficar desacordado por agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo na Cracolândia, região central da cidade, nessa segunda-feira (8). No flagrante feito pela TV Brasil, é possível observar que o homem foi detido e, em seguida, tentou resistir à prisão.ebcebc

Nesse momento, ele é imobilizado por quatro guardas. Primeiro, um dos agentes tenta fazer um enforcamento por trás, só que o golpe não tem sucesso e os dois caem no chão sobre uma pilha de lixo. Já no chão, o guarda aperta o pescoço do homem com a mão.

Notícias relacionadas:

  • Solução para Cracolândia passa por moradia, apontam especialistas.
  • Entidades pedem projeto federal na Cracolândia.

Em seguida, outro agente torce o braço do homem, enquanto outros seguram suas pernas e fazem pressão sobre sua cabeça e sobre seu corpo. Ele é mantido assim até desmaiar. Em seguida, é levadoemuma viatura da GCM.

Ações periódicas

A prisão aconteceu durante as ações de limpeza das ruas ocupadas por pessoas em situação de rua e que usam drogas na região central paulistana. Desde maio do ano passado, a concentração – conhecida como Cracolândia -, que se situava em pontos específicos, foi dispersada da Praça Princesa Isabel e passou a vagar em grupos menores pelas ruas dos bairros da Santa Ifigênia, República e Campos Elíseos.

Nesses novos pontos, que agora variam conforme o dia, são feitas ações periódicas de limpeza das ruas. Nesse momento, os guardas municipais também promovem a abordagem e revista das pessoas que estão no local. São formadas longas filas para que as pessoas sejam submetidas a uma revista. Alguns objetos, considerados proibidos pela prefeitura, são confiscados.

O inspetor de divisão da Guarda Civil Metropolitana, Marco Antonio Gomes, falou à reportagem da TV Brasil sobre o homem que foi preso desacordado. “O indivíduo lançou uma garrafa de vidro na guarnição. Chegou a cortar um policial. Ele foi identificado, ele estava portando uma arma branca”, justificou a respeito da abordagem.

Sobre a necessidade de o homem ser imobilizado por quatro agentes até desmaiar, o inspetor afirmou que, devido ao efeito de drogas, o rapaz demonstrou “uma força descomunal. Uma só pessoa não conseguiria algemá-lo, nem duas”, alegou.

A identidade da vítima não foi revelada. Nem o seu estado de saúde. A reportagem da Agência Brasil entrou em contato com a prefeitura de São Paulo e aguarda resposta.

Nota da secretaria

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) disse, por meio de nota, que a GCM “acompanhou o serviço de zeladoria realizada no perímetro do Cenas Abertas, na Rua dos Gusmões, quando um dos dependentes que estava no local atirou uma garrafa de vidro nos agentes e foi contido. O caso foi conduzido ao 77º Distrito Policial, onde um Boletim de Ocorrência foi registrado”.

A SMSU afirmou ainda que “não compactua com condutas inadequadas e a ocorrência será rigorosamente apurada”.

*Matéria alterada às 14h21 para acréscimo de informações com a manifestação da Secretaria Municipal de Segurança Urbana.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aneel investiga reincidência de falhas da Enel-SP e avalia recomendar fim da concessão

Aneel confirmou que a interrupção no fornecimento de energia ocorrida no último dia 10 de dezembro, na área de concessão da Enel São...

Petrópolis tem ruas submersas, escolas e comércio fechados após forte temporal

Petrópolis entra em alerta extremo após temporal com mais de 150 mm de chuva em 24 horas A Defesa Civil de Petrópolis, na Região...

Nunes cobra rapidez em intervenção na Enel e nega ter sido desrespeitoso com Lula

Meta-descrição: Prefeitura de São Paulo cobra celeridade na intervenção federal na Enel; Nunes afirma que o contrato é com o governo federal e...