Operação combate tráfico de drogas na Chapada Diamantina

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

operacao mp trafico

Uma operação contra organização criminosa nacional especializada no tráfico de drogas, lavagem de valores e crimes correlatos foi deflagrada nesta quarta-feira (10), na Bahia, Sergipe e outros 11 estados. 

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Camaçari, Feira de Santana, Andaraí e Itaeté, no Estado da Bahia; e em Aracaju, no estado de Sergipe. Os alvos da “Operação Sintonia” integram uma ramificação da organização criminosa que atua no tráfico de drogas na região da Chapada Diamantina.

A operação foi deflagrada pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e da 1ª Promotoria de Justiça de Itaberaba.

A ação, coordenada nacionalmente pelo Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado (GNCOC), com Forças Policiais de todo o Brasil, ocorre simultaneamente em 13 estados, conta com a participação de 43 promotores de Justiça ligados aos Gaecos do MP e com o apoio de mil policiais militares, civis, penais e rodoviários federais. Em todo o Brasil, foram cumpridos 228 mandados de prisão e 223 mandados de busca e apreensão. 

Segundo o MP, o objetivo da ação integrada é desarticular organizações criminosas violentas que atuam nas ruas e nos sistemas prisionais e efetivar prisões de seus integrantes e coletar provas das práticas delituosas detectadas em investigações realizadas no âmbito do Ministério Público brasileiro. Na Bahia, a operação teve o apoio do Batalhão de Operações Especiais e das Rondas Especiais da Polícia Militar do Estado da Bahia (Bope e Rondesp Metropolitana), da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Civil, da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado da Bahia (Seap).

O GNCOC é um grupo formado por membros do Ministério Público dos Estados e da União. Criado em 2002 pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) com o objetivo primordial de combater as organizações criminosas e se caracteriza pela cooperação entre seus membros e a articulação com diversas instituições parceiras no enfrentamento ao crime organizado.

image

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corinthians acerta com Marcelo Paz para o lugar de Fabinho Soldado como executivo de futebol

Corinthians avança nas tratativas para contratar Marcelo Paz como novo executivo de futebol, função hoje ocupada por Fabinho Soldado. Paz teve passagem marcante...

Bahia supera concorrência de Palmeiras e assina com jovem promessa; confira detalhes do negócio

O Bahia acertou a contratação do jovem Cristhian Mencatto, 14 anos, revelado na base do Cascavel, para atuar na base do clube a...

Endrick desembarca na França e bate recorde em rede social do Lyon antes de estrear

Endrick, atacante brasileiro de 19 anos, chega ao Lyon por empréstimo do Real Madrid até o fim da temporada europeia de 2025-2026. O...