TRT-BA terá nova sede na Avenida Paralela; obra deve durar 18 meses

Publicado:

Os dois prédios do Complexo Empresarial 2 de Julho, na Avenida Paralela, em Salvador, utilizados pela Justiça do Trabalho, passarão por reforma. A presidente do Tribunal Regional do Trabalho na Bahia (TRT-BA), desembargadora Débora Machado, assinou o contrato da empresa que realizará as obras de adaptação das construções, para que recebam as 39 Varas do Trabalho de Salvador, os gabinetes e órgãos da primeira e segunda Instâncias, além de todas as unidades da administração do TRT-BA. A cerimônia foi realizada na segunda-feira (15), no gabinete da presidência do tribunal. 

 

Foto: Renata Carvalho/TRT-BA

 

A  Ankara Engenharia LTDA. venceu edital de concorrência e deverá, após a publicação do extrato no Diário Oficial e uma etapa de planejamento de dois meses, executar os serviços no prazo de 18 meses. O valor contratado com a Ankara é de R$ 49.338.386,10.

 

A obra seguirá orientações constantes de projeto executivo elaborado por firma que foi contratada em fase anterior e trabalhou sob supervisão da Coordenadoria de Manutenção e Projetos do tribunal. 

 

De acordo com o contrato, a obra deve cumprir os critérios de sustentabilidade ambiental na IN 01/2010, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (SLTI/MPOG), e do guia de Contratações Sustentáveis da Justiça do Trabalho, 3ª Edição, no que couber.

 

“De fato, muito se percorreu durante todo esse tempo, com o suor e a inteligência, de todas e todos aqueles que, pelo mais simples até os mais corajosos e desafiadores gestos e ações, empreenderam os alicerces do que está começando a ser a nossa casa do futuro, o endereço da Justiça social na capital baiana”, ressaltou a presidente Débora Machado durante a cerimônia.

 

A edificação foi adquirida em dezembro de 2019, ainda na gestão da desembargadora Dalila Andrade, que esteve presente no ato de assinatura. O TRT-BA afirma que o Complexo Empresarial 2 de Julho representa significativa redução de custos de manutenção, comunicação e transporte entre os três prédios mantidos atualmente em Salvador (dois em Nazaré e um no Comércio), além da dispensa do aluguel do prédio do Comércio. 

 

O Complexo começou a ser ocupado em julho de 2021, quando teve início a transferência do Arquivo Judicial de Salvador do antigo prédio, localizado no bairro do Barbalho. Na avaliação do tribunal, para o usuário da Justiça do Trabalho, a principal vantagem será a localização, bastante acessível por metrô e por diversas linhas de ônibus. A nova sede estará próxima de outros fóruns judiciários, fato destacado pelo TRT-BA para facilitar o trabalho de advogados e outros operadores do Direito.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministro Alexandre de Moraes classifica sanção à sua esposa sob Lei Magnitsky como ilegal e lamentável

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, se manifestou oficialmente contra a aplicação da...

Jovem autista de 26 anos morre baleado em confronto no bairro de Rio Sena, em Salvador

Marcos Vinícius Alcântara, um jovem autista de 26 anos, foi morto durante um confronto no bairro de...

Após dia de caos, SP ainda tem mais de 220 mil imóveis sem energia

São Paulo vive as consequências de um forte temporal que atingiu a cidade e a região metropolitana na segunda-feira, 22 de setembro. De...