Saiba como denunciar motoristas que desligam apps e fazem “leilão” de corridas

Publicado:

Os motoristas de transporte por aplicativo que, em grandes eventos, desligam o app e oferecem corridas “por fora”, em uma espécie de leilão, podem ser denunciados às respectivas plataformas e ao Procon. Após matéria do Metrópoles revelar a prática adotada por alguns condutores no Distrito Federal, a Uber e a 99 informaram sobre os canais de denúncia.

Com a alta demanda, os engarrafamentos e os cancelamentos, diversas pessoas usam o nome de plataformas, como Uber e 99, para se identificar como motorista e oferecer corridas. A reportagem viu cenas como essa em mais de um evento realizado no DF, na última semana. “Está todo mundo cancelando, tem que ser comigo aqui”, dizia um deles, para convencer o passageiro.

Outro, parado no engarrafamento na porta do show, com um letreiro eletrônico, improvisado no celular, escrito “Uber”, também usou a chantagem. “Ninguém quer vir pegar esse trânsito, não. Vamos que eu faço mais barato”, argumentou a um cliente antes de oferecer uma viagem pelo dobro do valor cobrado na plataforma.

Denúncias A 99 informou que o passageiro não deve aceitar nenhum tipo de cobrança além da que está sendo mostrada pelo aplicativo. “Comportamentos como esse vão contra os Termos de Uso do app e devem ser reportados imediatamente à 99 pelo app ou pela Central de Segurança, no 0800-888-8999, para que medidas cabíveis sejam aplicadas, incluindo o bloqueio do motorista do aplicativo”, disse por meio de nota.

A Uber também frisou que a prática fere os termos de uso da plataforma. “Todas as viagens da Uber necessariamente só podem ser realizadas por meio do aplicativo, onde o usuário solicita um carro ao toque de um botão e recebe, via app, informações do motorista parceiro que vai buscá-lo, como nome, foto, além de modelo e placa do veículo. Dessa forma, qualquer viagem feita fora desses padrões não é uma viagem de Uber e, portanto, não dispõe das diversas ferramentas de tecnologia e processos de segurança oferecidas pela plataforma, nem é coberta pelo seguro APP que cobre acidentes pessoais durante viagens na plataforma”.

Para denunciar motoristas da Uber que estejam fazendo “leilão” das corridas, o usuário pode abrir uma reclamação no próprio app.

Como abrir uma reclamação no Uber Na tela inicial do app, toque no menu, as três barrinhas no canto superior esquerdo; Selecione “Suas viagens”; Escolha a viagem para a qual você pretende relatar um problema; Selecione a opção que melhor descreve sua situação. De acordo com o Procon-DF, em 2023, quatro reclamações foram abertas contra a 99. Contra a Uber foram 20, sendo a maioria por cobrança indevida.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Confira público e renda de Vitória x Internacional pela 32ª rodada da Série A

Na quarta-feira (5), o Vitória conquistou uma vitória importante sobre o Internacional, com o placar de 1 a 0, em jogo da 32ª...

Erick lamenta novo revés fora de casa e cobra reação do Bahia: “Torcedor está cansado de desculpas”

Após mais uma derrota fora de casa, desta vez para o Atlético-MG, na noite de quarta-feira (5), o volante Erick falou sobre a...

Herói do Vitória contra o Inter, Lucas Halter projeta “outra final” contra o Botafogo

Com um gol aos 22 minutos do segundo tempo, Lucas Halter foi o destaque...