PF atribui a mentor da CPI dos atos golpistas incentivo à ação no 8/1

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Polícia Federal (PF) concluiu que o deputado André Fernandes (PL-CE) – um dos autores do pedido da CPI dos atos golpistas – incitou a prática de crimes no dia 8 de janeiro, quando extremistas depredaram as dependências dos três Poderes. Em relatório enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal destacou duas publicações feitas pelo deputado.

O primeiro post foi feito no dia 6. Fernandes escreveu: “Neste final de semana acontecerá na Praça dos Três Poderes, primeiro ato contra governo Lula. Estaremos lá!”.

Na segunda publicação, feita no dia 8, o deputado publicou a imagem da porta do armário de togas do ministro Alexandre de Moraes, arrancado e levado por golpistas. Junto a foto, ele escreveu: “Quem rir, vai preso”.

Para a PF, se a primeira postagem “parece não ser explícita a incitação”, na segunda “depreende-se que o deputado coadunou com a depredação do patrimônio público praticada pela turba que se encontrava na Praça dos Três Poderes”.

A Polícia Federal argumenta ainda que o deputado “conferiu ainda mais publicidade” à depredação. “Restando, portanto, demonstrada sua real intenção com aquela primeira postagem, que era a de incitar a prática delituosa”.

Na quarta-feira, dia 24, o ministro Alexandre de Moraes instou a Procuradoria-Geral da República a se manifestar sobre as conclusões da PF. O órgão tem 15 dias para remeter a manifestação ao STF.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Antes do recesso, senador defende suspensão das férias para avançar em CPMI do INSS e CPI do Banco Master

Com a proximidade do recesso parlamentar no Congresso Nacional, previsto para ter início na próxima segunda-feira, 22 de dezembro, o senador Eduardo Girão...

Escola é condenada a dar pensão a aluno que teve olho furado por lapiseira

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou o Colégio Triângulo, no Distrito Federal, a pagar uma pensão vitalícia de um salário mínimo por...

Metrópoles Run: confira como foi a entrega de kits dos atletas

A entrega dos kits para o Metrópoles Run, realizada nesta sexta-feira (19/12), abriu a contagem regressiva para a grande corrida de rua que...