Armandinho Macedo recebe título de Doutor Honoris Causa da Ufba

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O instrumentista, cantor e compositor, Armando Costa Macedo, mais conhecido como Armandinho, será agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). A cerimônia ocorrerá nesta quarta-feira (24), às 17 horas, no Salão Nobre da Reitoria e será transmitida pelo canal da TV UFBA no YouTube. O título foi proposto pelas Escolas de Música, de Direito e da Faculdade de Medicina, aprovado pelo Conselho Universitário da UFBA e será entregue pelo reitor Paulo Miguez.

 

Armandinho completou 70 anos no dia 22 de abril, e é um dos grandes criadores da música da Bahia. Filho de Osmar Macedo, da dupla Dodô e Osmar, que inventou o Trio Elétrico, levou o trio ao patamar das principais linguagens do carnaval.

 

Tendo aprendido a tocar bandolim com seu pai, Armandinho, ainda menino, formou o grupo de frevo Trio Elétrico Mirim, em 1962, e, em 1967, a banda de rock Hell’s Angels. Em 1969, apresentou-se no programa “A grande chance”, da TV Tupi, apresentado por Flávio Cavalcanti. Classificou-se em 1º lugar na fase eliminatória, e foi convidado a morar com Jacó do Bandolim, grande mestre do Choro.

 

Com base no choro, frevo e no rock, Armandinho formou o conjunto A Cor do Som, que inicialmente serviu de banda de apoio a Moraes Moreira. Moraes, por sua vez começou a participar do Trio Elétrico e a compor letras para os frevos de Osmar. O Trio continua até hoje, com composições de Armandinho e de seus irmãos Haroldo, Betinho e André. Ainda na década de 1980, Armando desenvolveu a Guitarra Baiana, instrumento elétrico que agregou uma corda mais grave ao cavaquinho original do trio, enriquecendo a música do trio.

 

Paralelamente, Armando seguiu carreira solo, dando continuidade a seu trabalho instrumental, voltado para o choro e outros gêneros, gravando e se apresentando ao lado de músicos como Raphael Rabello, Paulo Moura, Época de Ouro, Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Caetano Veloso, Yamandú Costa, entre outros, com sucesso nacional e internacional.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Homem é procurado após matar companheira no Sul baiano; vítima ainda correu para casa de PM para evitar crime

Uma mulher foi morta a tiros nesta quinta-feira (11) em Canavieiras, no Sul baiano. O suspeito do crime, ainda sem identificação, era companheiro da vítima. Até o início da tarde desta sexta-feira (12) não havia informações sobre a prisão dele, nem da motivação do fato.   Segundo a TV Santa Cruz, o crime ocorreu na

Morre Eleanor Coppola, mulher de Francis Ford Coppola, aos 87 anos

Morreu Eleanor Coppola, documentarista, cineasta, escritora e artista norte-americana vencedora de um Emmy. Aos 87 anos.  A mulher de Francis Ford Coppola morreu em sua casa, em Rutherford, na Califórnia, como comunicou a família à Associated Press.  Eleanor Coppola nasceu a 4 de maio de 1936 em Los Angeles, cresceu em Orange County e regressou

Como o PCC se infiltrou no bilionário sistema de ônibus de SP

São Paulo — Os indícios da infiltração do Primeiro Comando da Capital (PCC) no bilionário sistema de ônibus paulistano vêm de quase 25 anos e, nesta semana, voltaram à tona com a Operação Fim da Linha, que prendeu dirigentes de duas empresas do transporte público da cidade. A mistura entre traficantes de drogas e operadores