Inspiração! Helen Morais Damas supera desafios e se prepara para 1ª maratona

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

“A corrida não é minha terapia, mas serve como o meu maior instrumento terapêutico”. É assim que a empreendedora Helen Morais Damas manifesta a importância da corrida em sua vida. Aos 35 anos, a brasiliense de coração mostra que é capaz de superar desafios e se prepara para correr a primeira maratona.

“Estou superfeliz e empolgada para viver essa experiência. Correr longas distâncias é um megadesafio físico e mental, mas faz parte da minha rotina. Isso tem se tornado meu momento mais precioso comigo mesma… É a minha conexão de alma”, afirma.

 

Em conversa com o Metrópoles, Helen conta que começou a correr por acaso, em 2022, quando decidiu aliviar as tensões da vida. Na época, os pais e a avó materna estavam doentes e a situação afetou o seu psicólogo. Foi a corrida que a ajudou a dar a volta por cima e conseguir um propósito para a vida.

“Eu precisava de algo para extravasar a angústia e foi na corrida que eu encontrei esse ‘remédio’. Lembro de correr cerca de 3km e terminar com uma sensação de prazer inexplicável”, relembra. Para quem encarava a prática apenas como uma distração, agora, a meta é correr 42 quilômetros.

Rotina diária Helen é uma inspiração quando se trata de comprometimento com a saúde. De segunda a sábado, a corredora segue um cronograma de treinos diários, que envolve natação e até pilates. A rotina também conta com uma série de atividades que estimulam o desempenho na corrida.

 

Ver essa foto no Instagram  

Uma publicação compartilhada por Helen (@fragmentosdehelen)

“Eu faço fisioterapia específica para corrida e também realizo algumas práticas de força que ajudam a alcançar um melhor desempenho. Confesso que eu já sigo isso há muitos anos, mas é tudo sem ‘neurose’, sabe? Eu faço aquilo que é orientado pelos profissionais e me sinto bem com isso”, diz.

Para ela, o poder da rotina faz toda a diferença no cotidiano. “A minha rotina é sagrada. Eu acredito que quando eu levanto cedo, treino, trabalho e tiro um tempo para descansar o corpo e a mente, o dia acaba fluindo melhor. Para mim, isso é inegociável”.

Helen pratica atividades físicas seis vezes na semana Experiência no Quênia Em abril deste ano, Helen teve a oportunidade de conviver ao lado de renomados corredores no Quênia. Ao longo de 15 dias na cidade de Iten, considerada a capital mundial das corridas, ela participou de palestras, treinamentos e ainda fez amizades com atletas brasileiros, a exemplo do maratonista Giovani dos Santos.

“Viver essa experiência foi incrível porque foi uma imersão no mundo da corrida. Eu fui com um grupo diverso de corredores do Brasil inteiro e tive o privilégio de compartilhar pistas com alguns dos atletas mais talentosos do mundo, observando de perto a força e disciplina deles”, declara.

Helen também realizou trabalhos sociais em escola e orfanatos com as doações que o grupo arrecadou no Brasil. Ela está planejando voltar ao país no ano que vem para viver a experiência novamente.

“Passar esses dias no Quênia me ajudou não só como corredora, mas também como ser humano. Eu voltei de lá realmente transformada com tanta energia boa, com tantos ensinamentos de vida. Eles são um povo muito feliz, humilde e de coração.”

Preparativos para a maratona A maratona é um grande desafio para um corredor, talvez não por ser uma prova longa, mas pelo fato de vencer a marca dos 42 quilômetros. O atleta que se submete à competição precisa de um preparo ainda mais rigoroso que o feito nas distâncias anteriores.

No caso de Helen, a preparação já vem acontecendo há 1 ano e 5 meses, ainda que não soubesse o que lhe esperava. Isso porque a corrida faz parte da sua rotina diária. Os treinos mais específicos, entretanto, vão começar em julho.

“Logo mais eu inicio o ciclo específico para maratona. Será intenso, doloroso (sim, a dor faz parte) e vai exigir muito do meu corpo físico e do meu mental. Porém, eu me sinto pronta para começar esse processo”, conta, ao Metrópoles.

Helen vai correr na Maratona de Chicago, que acontece em 8 de outubro, nos Estados Unidos. A edição de 2023 vai receber 45 mil corredores para marcar os 45 anos da prova. A atleta amadora está animada para estrear em uma das 6 maiores maratonas do mundo. “Vai ser incrível. Não vejo a hora!”

Inspirações Para ajudar a enfrentar os desafios, Helen busca inspiração em referências no mundo da corrida. A nível mundial, a atleta admira a força do maior maratonista dos últimos tempos, o queniano Eliud Kipchoge. No Brasil, as inspirações vão de Giovani dos Santos a Alice Yuri.

“Eu tenho várias referências no Brasil, como Alice Yuri, Mari Luchesi, Babi Beluco e Gabi Guther. Além disso, eu tive a honra de conhecer o Quênia junto com alguns atletas brasileiros, como a Jéssica Ladeira, que se tornaram uma inspiração para mim. Há também amigos e amigas corredores com os quais eu convivo diariamente”, conta.

Helen Morais já participou de várias competições de corrida “Quero seguir correndo até ficar velhinha” Helen também serve de exemplo para outras pessoas. Em seu perfil do Instagram, com mais de 13 mil seguidores, muitos usuários elogiam os conteúdos como uma motivação diária. “É muito legal saber que eu posso ajudar e inspirar mais pessoas a se cuidarem, amarem e se descobrirem em algum esporte”.

Questionada sobre a motivação para alcançar novas metas na corrida, Helen reafirma o seu amor pela atividade. “Correr é uma delícia. Quando você se conecta de verdade, é um caminho sem volta. Como desistir de algo que só te faz bem? Se Deus quiser, eu seguirei correndo até ficar velhinha”, finaliza.

The post Inspiração! Helen Morais Damas supera desafios e se prepara para 1ª maratona first appeared on Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Flamengo vence clássico contra o Fluminense com gols de Pedro e Everton

O Flamengo venceu o Fluminense por 2 a 0 pela 10ª rodada do Campeonato Carioca, assumindo a liderança da Taça Guanabara com 24 pontos. O jogo aconteceu no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, neste domingo, 25, com gols de Pedro e Everton. Com apenas uma rodada restante na primeira fase do Estadual, o

Popó nocauteia ex-BBB Bambam em 36 segundos; assista

O boxeador Popó nocauteou o ex-BBB Bambam em apenas 36 segundos, vencendo a principal luta do Fight Music Show 4 na madrugada deste domingo, 25. O tetracampeão mundial disparou uma sequência de golpes, forçando o primeiro vencedor do Big Brother Brasil a se segurar nas cordas do ringue para não cair, em um nocaute rápido

Rayssa Leal é vice-campeã da etapa de Paris da Street League Skateboarding

Atual campeã da Street League Skateboarding (SLS), a skatista brasileira Rayssa Leal começou a temporada 2024 da competição com um segundo lugar, neste sábado, 24, na etapa de Paris A medalhista olímpica só ficou atrás da australiana Chloe Covell na competição disputada na França. A atleta brasileira somou 31,2 pontos na final, contra 32,2 da