Justiça do Pará anula nomeação da esposa do governador Helder Barbalho ao TCE

Publicado:

O juiz Raimundo Rodrigues Santana, da 5ª Vara da Fazenda Pública e Tutelas Coletivas da Justiça do Pará, anulou, nesta segunda-feira (22), a nomeação da esposa do governador Helder Barbalho (MDB),  Daniela Lima Barbalho, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/PA), em ação movida pelo ex-deputado federal Arnaldo Jordy (Cidadania).

 

Na justificativa apresentada em documento, a que o Bahia Notícias teve acesso, o juiz alega ser “forçoso concluir que a nomeação da ré Daniela Lima Barbalho para exercer um cargo público de natureza vitalícia afrontou a até mesmo a mais simples das noções de Moralidade Administrativa”.

 

Ainda na decisão, o juiz diz que, “há fortíssimos indícios da configuração de desvio de finalidade, já que os atos combatidos tiveram por objetivo apenas agradar aos interesses pessoais dos agentes públicos envolvidos”.

 

De acordo com a ação, “justifica-se a tutela liminar na medida em que o ato tido como lesivo, em função do aspecto temporal, poderá gerar danos ao erário, porquanto os atos administrativos eventualmente praticados pela ré poderão ser passíveis de nulidade.” 

 

Daniela Barbalho foi escolhida pela Assembleia Legislativa, sob controle da situação, em março. O cargo é vitalício e ela recebe salário de R$ 35 mil.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda L!: curtinhas do Grêmio do dia 26/07/2025

O Grêmio se prepara para um grande desafio neste sábado (26), às 21h, no Allianz Parque, em São Paulo. O Tricolor Gaúcho enfrenta...

Brasil se vinga do Japão e decide Liga das Nações feminina de vôlei contra a favorita Itália

O time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães busca o título neste domingo, às 15h (de Brasília), contra a...

Agenda do Fortaleza hoje (26/07/2025); curtinhas do L!

Hoje é um dia crucial para o Fortaleza, que se prepara para enfrentar o RB Bragantino na Arena Castelão, às 18h30, pela 17ª...