Projetos de Jerônimo criam 271 cargos comissionados na SSP e Polícia Civil

Publicado:

jairo costa

Dois projetos de lei de autoria do governo Jerônimo Rodrigues (PT), cujo regime de urgência foi aprovado pela Assembleia Legislativa na sessão de anteontem, preveem a criação de 271 cargos comissionados na Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Polícia Civil. Com base em média salarial baixa para funções de livre nomeação, no valor de R$ 6 mil por mês, o impacto sobre a folha de pagamento do Executivo apenas com a remuneração dos ocupantes dos novos postos  – sem considerar encargos sociais, trabalhistas e previdenciários – será de ao menos R$ 19,5 milhões por ano. Antes, a Assembleia já havia autorizado o governo a criar 93 cargos de confiança no Corpo de Bombeiros.

Menos é mais
A primeira proposta extingue 13 cargos comissionados, entretanto, acrescenta outros 180 na estrutura da SSP. O projeto não informa se todas as vagas serão ocupadas por integrantes das forças de segurança estadual e federal ou também podem ser preenchidas por pessoas que atuam em áreas alheias à atividade-fim da pasta e não passaram por concurso público para carreiras do estado.

Efeito nulo
Já a segunda proposta, caso seja aprovada de acordo com o texto-base elaborado pelo Executivo, abre mais 91 cargos de confiança na Civil. Embora o projeto original não indique de modo claro se as nomeações para postos de chefia ficarão restritas aos policiais da corporação, a tendência é que sejam ocupados por agentes, escrivães, delegados e peritos. Com isso, o acréscimo de cargos não significará reforço para a equipe que atua diretamente no trabalho policial, só um incremento nos postos de comando. A estimativa é que tanto a proposta da SSP quanto a da Civil sejam votadas e aprovadas pelo Legislativo na próxima semana.

Salvo-conduto
O enquadramento da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) como estatal de menor porte, formalizada ontem pelo governo da Bahia, é um prato feito para que seu diretor-presidente, José Trindade, aja com liberdade em anos eleitorais sem temer punições. Em suma, a alteração desobriga o chefe da Conder de cumprir artigos da Lei das Estatais sobre gestão de risco e controle interno, garantindo proteção ante eventuais irregularidades praticadas por ele. Como se sabe, Trindade foi acusado pela oposição de usar a Conder para comprar apoio na sucessão passada.

Primeira safra 
Costurada pela vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT), a parceria entre a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a prefeitura de Salvador começou a render frutos. Na última quarta, a representante da Opas no Brasil, Socorro Grossi, escalou uma equipe para negociar com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apoio a ações de combate à mortalidade infantil, assistência à população vulnerável e saúde digital. O pacto foi selado em São Paulo, durante encontro com Ana Paula, que chefia a SMS.

Olho no lance
Em meio aos rumores que envolvem as conversas entre PT e PSDB na Bahia, o governador gaúcho Eduardo Leite, um dos principais líderes tucanos, se reunirá em Salvador, depois de amanhã, com a cúpula da sigla no estado. 

frase

A divulgação transparente e atualizada da lista vai permitir que o cidadão saiba qual é seu lugar na fila da Regulação e acompanhe os pacientes que estão à frente dele
Pablo Roberto
Deputado estadual do PSDB, ao propor um projeto de lei que torna obrigatória a divulgação pública da fila em tempo real

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boletim da Fiocruz revela que número de casos de SRAG continua elevado em vários estados, apesar da tendência de queda

Apenas o estado do Amazonas apresenta incidência da Síndrome Respiratória com sinal de crescimento na tendência de longo prazo

Hospitais privados poderão trocar dívidas por atendimentos no SUS com nova regulamentação

Decreto oficializa a Rede Nacional de Dados em Saúde como base de controle e viabiliza aumento da oferta de especialistas à população

Suspeitas de sarampo no Tocantins acedem alerta

Casos elevam alerta nacional; Acre decreta emergência e Brasil intensifica campanhas de vacinação.