Samia Bomfim, do PSol, vai ao STF contra tramitação da PEC da Anistia

Publicado:

A deputada Samia Bomfim (PSol-SP) ingressará nesta terça-feira (16/5) com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a PEC da Anistia, aprovada há pouco na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

Trata-se de um mandado de segurança contra ato da Mesa da Câmara dos Deputados, representando nominalmente o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), acerca da tramitação da PEC 09/2023.

Conhecida como PEC da Anistia, a matéria perdoa multas a serem pagas pelos partidos por causa do descumprimento das cotas de genero e étcnico-raciais nas eleições de 2022, além de outras irregularidades nas prestações de contas das legendas em eleições anteriores.

O documento, ao qual o Metrópoles teve acesso, recorre o STF para reconhecimento da inconstitucionalidade da PEC 9/2023. A deputada quer a suspensão de sua tramitação no Congresso Nacional.

“Ao contrário do mero aperfeiçoamento legislativo, o conteúdo da PEC ultraja cabalmente os limites materiais ao poder de emenda à Constituição por meio da violação de cláusulas pétreas, na medida em que visa amesquinhar o núcleo essencial de direitos e garantias individuais”, diz parte do texto.

Samia considera haver violações à isonomia política de gênero e racial, em sua dimensão material e como direito ao reconhecimento; à segurança jurídica, em sua dimensão da proteção da confiança e da expectativa legítima de seus destinatários; e à anterioridade eleitoral, por parte dos pronunciamentos do STF e do TSE questionados na justificação da PEC.

Tramitação A PEC da Anistia foi aprovada com amplo apoio partidário na CCJ e, agora, deve seguir para discussão numa comissão especial. A aprovação contou com apoio da base do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e também de oposição.

A federação PSol-Rede orientou contra, assim como o partido Novo. Ao todo, foram 45 votos favoráveis na CCJ e somente 10 contrários.

Presidente do PT e representante da legenda na CCJ, Gleisi Hoffmann defendeu a aprovação da PEC. Ela reconhece problemas no mérito, mas quer aprovar sua constitucionalidade como forma de ajustar seu conteúdo com emendas a serem apresentadas na comissão especial.

The post Samia Bomfim, do PSol, vai ao STF contra tramitação da PEC da Anistia first appeared on Metrópoles.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação Ambiental fecha local por mineração Ilegal e apreende máquinas no sudoeste baiano

Uma operação ambiental impactante no sudoeste baiano resultou no fechamento de uma área de mineração irregular na comunidade de Gameleira, em Boquira. Nesta...

Ciclista atropelada por juiz bêbado morre dois dias após acidente

Na madrugada de sábado, 26 de julho, a ciclista Thais Bonatti, de apenas 33 anos, faleceu após ser atropelada por Fernando Augusto Fontes...

Ônibus cai em ravina e deixa cerca de 18 mortos no Peru

Na última sexta-feira, um trágico acidente chocou o Peru quando um ônibus de dois andares, com 60 passageiros a bordo, despencou de uma...