TJ-BA lança campanha em alusão ao Dia Nacional da Adoção e promove ação com atletas baianos

Publicado:

No próximo dia 25 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Adoção e em alusão à data o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) lança campanha com o tema ‘Filhos são eternos bebês’. A cerimônia de lançamento será às 9h30, na Arena Santiago, no bairro de Brotas, em Salvador. 

 

O termo, que envolve crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos de idade, visa sensibilizar a sociedade para a adoção tardia. A iniciativa do TJ-BA é realizada por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), com apoio do Ministério Público da Bahia (MP-BA); e da Propeg – Agência de Comunicação. 

 

O evento terá as presenças do presidente do TJ-BA, desembargador Nilson Soares Castelo Branco; do coordenador da CIJ, desembargador Salomão Resedá; de desembargadores e juízes com competência infantojuvenil. 

 

No lançamento, será exibido um vídeo alusivo ao tema, com depoimentos de crianças e adolescentes e informações sobre como adotar. O dia ainda terá uma palestra ministrada pelo juiz titular da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Salvador, Sérgio Luiz Ribeiro de Souza. Todos participarão de um momento lúdico: uma partida de futebol entre atletas baianos e crianças aptas à adoção.  

 

A Campanha “Filhos são eternos bebês”, nesse sentido, incentiva o acolhimento de crianças em idade superior a 6 anos e as vantagens desse tipo de adoção: menos tempo na fila de espera; o juvenil participa do processo, pois ela adota os pais; além da possibilidade de ambos viverem um amor incomparável.

 

Em sintonia com a mobilização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a CIJ do TJ-BA distribuiu lacinhos de cor roxa, que serão usados pelos magistrados e servidores do tribunal, durante o período de 14 a 31 de maio, na Semana de Adoção. Quem desejar usar o lacinho podem pegar na sala da CIJ – 305 F – Anexo I, sede do TJ-BA, situada no Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

 

Roxo é a cor da tag que aparece no SNA, a cada processo de adoção finalizado. E é o tom que iluminará prédios, equipamentos turísticos e públicos da capital baiana durante essa semana especial. 

 

A campanha conta com a parceria da Federação Bahiana de Futebol, Arena Santiago, Arena Fonte Nova, Esporte Clube Bahia, Esporte Clube Vitória, Esporte Clube Jacuipense, shoppings centers de Salvador e Lauro de Freitas, UPB, Prefeitura de Salvador, OAB e Assembleia Legislativa. 

 

DADOS

A adoção tardia envolve além de crianças com idade avançada; grupos de irmãos e/ou com necessidades específicas de saúde ou deficiências. De acordo com o coordenador da CIJ, desembargador Salomão Resedá, elas (as crianças) “aguardam a oportunidade de deixar os abrigos, saindo da sombra da carência da convivência familiar, para a luz acolhedora de uma família, onde poderão desenvolver seus potenciais em plenitude”. 

 

Em 2022, das 82 crianças adotadas no estado da Bahia, 50 tinham até 6 anos de idade e apenas 32 possuíam idade superior. Neste ano, a preferência por crianças com menos de seis anos se manteve. De janeiro a meados de abril, das 41 sentenças de adoção proferidas, apenas 10 foram de crianças com idade superior a 6 anos. Os dados do Sistema Nacional de Adoção (SNA) revelam que os pretendentes, em sua maioria, preferem crianças com até 6 anos de idade. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corpos decapitados são encontrados à beira da estrada na zona rural de Porto Seguro

Na manhã de um sábado sombrio, a tranquilidade da zona rural de Porto Seguro, na Bahia, foi abruptamente quebrada. Dois corpos, de um...

Polícia apreende quase uma tonelada de explosivos em imóvel clandestino em Sento Sé

Na manhã de sexta-feira (18), um cenário alarmante foi desmantelado em Sento Sé, no norte da Bahia, quando policiais da Companhia Independente de...

Mulher morre após vomitar sangue em calçada de mercado municipal em Bom Jesus da Lapa

Na manhã desta quinta-feira, 17, a tranquilidade do Mercado Municipal de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, foi abruptamente interrompida por uma tragédia....