TRT-BA terá nova sede na Avenida Paralela; obra deve durar 18 meses

Publicado:

Os dois prédios do Complexo Empresarial 2 de Julho, na Avenida Paralela, em Salvador, utilizados pela Justiça do Trabalho, passarão por reforma. A presidente do Tribunal Regional do Trabalho na Bahia (TRT-BA), desembargadora Débora Machado, assinou o contrato da empresa que realizará as obras de adaptação das construções, para que recebam as 39 Varas do Trabalho de Salvador, os gabinetes e órgãos da primeira e segunda Instâncias, além de todas as unidades da administração do TRT-BA. A cerimônia foi realizada na segunda-feira (15), no gabinete da presidência do tribunal. 

 

Foto: Renata Carvalho/TRT-BA

 

A  Ankara Engenharia LTDA. venceu edital de concorrência e deverá, após a publicação do extrato no Diário Oficial e uma etapa de planejamento de dois meses, executar os serviços no prazo de 18 meses. O valor contratado com a Ankara é de R$ 49.338.386,10.

 

A obra seguirá orientações constantes de projeto executivo elaborado por firma que foi contratada em fase anterior e trabalhou sob supervisão da Coordenadoria de Manutenção e Projetos do tribunal. 

 

De acordo com o contrato, a obra deve cumprir os critérios de sustentabilidade ambiental na IN 01/2010, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (SLTI/MPOG), e do guia de Contratações Sustentáveis da Justiça do Trabalho, 3ª Edição, no que couber.

 

“De fato, muito se percorreu durante todo esse tempo, com o suor e a inteligência, de todas e todos aqueles que, pelo mais simples até os mais corajosos e desafiadores gestos e ações, empreenderam os alicerces do que está começando a ser a nossa casa do futuro, o endereço da Justiça social na capital baiana”, ressaltou a presidente Débora Machado durante a cerimônia.

 

A edificação foi adquirida em dezembro de 2019, ainda na gestão da desembargadora Dalila Andrade, que esteve presente no ato de assinatura. O TRT-BA afirma que o Complexo Empresarial 2 de Julho representa significativa redução de custos de manutenção, comunicação e transporte entre os três prédios mantidos atualmente em Salvador (dois em Nazaré e um no Comércio), além da dispensa do aluguel do prédio do Comércio. 

 

O Complexo começou a ser ocupado em julho de 2021, quando teve início a transferência do Arquivo Judicial de Salvador do antigo prédio, localizado no bairro do Barbalho. Na avaliação do tribunal, para o usuário da Justiça do Trabalho, a principal vantagem será a localização, bastante acessível por metrô e por diversas linhas de ônibus. A nova sede estará próxima de outros fóruns judiciários, fato destacado pelo TRT-BA para facilitar o trabalho de advogados e outros operadores do Direito.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Feminicida ameaçou mulher e vizinho em mensagem: “Vocês vão pagar”

A história trágica de Joice Daniela de Azevedo Vieira, 29 anos, é marcada por ameaças e desespero. O autor do feminicídio, Flavio André...

Nikolas Ferreira pode perder mandato e ficar inelegível por oito anos após Justiça Eleitoral acatar denúncia

Um novo capítulo na política mineira promete agitar os ânimos. A Justiça Eleitoral de Minas Gerais acatou uma denúncia do Ministério Público Eleitoral...

Acidente de ônibus em província do Peru deixa ao menos 17 mortos

Uma tragédia abalou a província de Tarma, no Peru, na última sexta-feira (25/7). Um acidente de ônibus deixou pelo menos 17 mortos e...