Hospital Municipal de Alcobaça completou 31 anos de fundação

Publicado:

O dia era 1º de junho de 1992, quando a Cáritas Diocesana de Caravelas abria as portas da principal unidade de saúde de atendimento à população do município de Alcobaça, oferecendo serviços na assistência de urgência e emergência.

Por 30 anos, a Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas, entidade da Igreja Católica, foi a responsável pela direção administrativa desta unidade.

Em setembro de 2022, o hospital passou a ser administrado pela Prefeitura de Alcobaça, num ato do prefeito Gilvaldo Muniz (popularmente conhecido como Zico de Baiato) para municipalizar a unidade e habilitar o município na gestão plena da saúde.

A mudança na gestão administrativa da unidade vem promovendo mudanças. Desde então, o hospital já conta com novos equipamentos novos, adquiridos através de emenda parlamentar, com destaque para o aparelho de RX, aparelho de ultrassonografia, cama ginecológica, aparelhos de ar condicionados, camas clínica médica, poltronas para acompanhantes, balanças recém nascidos, dentre outros.

Outro ponto positivo é a manutenção de equipe multiprofissional, formadas por enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutica, nutricionista, assistente social médicos clínicos, cirurgião geral, médico obstetra, cardiologista, ortopedista, radiologista e outras especialidades, com consultas de especializadas, agendadas através do sistema de regularização na Secretaria Municipal de Saúde.

1
Melhorias no centro cirúrgico do Hospital São Bernardo de Alcobaça

Já os procedimentos de média e alta complexidade, bem como as consultas especializadas não ofertadas na unidade, são solicitadas por meio do SUREM (Serviço de Regularização Médica Urgência e Emergência do Governo da Bahia).

Para a diretora do Hospital São Bernardo, Nilma Talher, “a mudança também favoreceu os pacientes, que não ficam mais desamparados, quando necessitam de tratamentos especializados, porque passam a contar com transferências seguras, transporte em veículos da secretaria de saúde, com vaga garantida para unidade regulada pelo serviço público de saúde”, disse.

Segundo o Prefeito de Alcobaça, Zico de Baiato, “mesmo a mudança de gestão ocorrida há menos de um ano é possível perceber as mudanças com a municipalização do hospital. Nesse período houve um aumento de, aproximadamente, 50% em todas as demandas da população, principalmente, no atendimento ambulatorial, procedimentos de urgência e emergência, aumento no número de partos normal (baixo risco) e efetivo de profissionais (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem)”, destacou.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BSP e Bambis vencem na segunda rodada do Campeonato de Futsal de Alcobaça 2025

Na última sexta-feira, 17 de outubro, a bola rolou para a segunda rodada do campeonato de futsal mais charmoso da Bahia, e o ginásio...

Em grande estilo, começou o Campeonato Municipal de Futsal de Alcobaça 2025

Teve início na última sexta-feira, dia 10 de outubro, às 20h, o campeonato de futsal mais charmoso da Bahia, diretamente de Alcobaça, reunindo talento,...

2ª Copa Kuririn de Beach Soccer agita o Dia das Crianças em Alcobaça

Arena de Beach Soccer da orla de Alcobaça foi palco de muita alegria, emoção e talento na realização da 2ª Copa Kuririn de Beach...