Hospital Municipal de Alcobaça completou 31 anos de fundação

Publicado:

O dia era 1º de junho de 1992, quando a Cáritas Diocesana de Caravelas abria as portas da principal unidade de saúde de atendimento à população do município de Alcobaça, oferecendo serviços na assistência de urgência e emergência.

Por 30 anos, a Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas, entidade da Igreja Católica, foi a responsável pela direção administrativa desta unidade.

Em setembro de 2022, o hospital passou a ser administrado pela Prefeitura de Alcobaça, num ato do prefeito Gilvaldo Muniz (popularmente conhecido como Zico de Baiato) para municipalizar a unidade e habilitar o município na gestão plena da saúde.

A mudança na gestão administrativa da unidade vem promovendo mudanças. Desde então, o hospital já conta com novos equipamentos novos, adquiridos através de emenda parlamentar, com destaque para o aparelho de RX, aparelho de ultrassonografia, cama ginecológica, aparelhos de ar condicionados, camas clínica médica, poltronas para acompanhantes, balanças recém nascidos, dentre outros.

Outro ponto positivo é a manutenção de equipe multiprofissional, formadas por enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutica, nutricionista, assistente social médicos clínicos, cirurgião geral, médico obstetra, cardiologista, ortopedista, radiologista e outras especialidades, com consultas de especializadas, agendadas através do sistema de regularização na Secretaria Municipal de Saúde.

Melhorias no centro cirúrgico do Hospital São Bernardo de Alcobaça

Já os procedimentos de média e alta complexidade, bem como as consultas especializadas não ofertadas na unidade, são solicitadas por meio do SUREM (Serviço de Regularização Médica Urgência e Emergência do Governo da Bahia).

Para a diretora do Hospital São Bernardo, Nilma Talher, “a mudança também favoreceu os pacientes, que não ficam mais desamparados, quando necessitam de tratamentos especializados, porque passam a contar com transferências seguras, transporte em veículos da secretaria de saúde, com vaga garantida para unidade regulada pelo serviço público de saúde”, disse.

Segundo o Prefeito de Alcobaça, Zico de Baiato, “mesmo a mudança de gestão ocorrida há menos de um ano é possível perceber as mudanças com a municipalização do hospital. Nesse período houve um aumento de, aproximadamente, 50% em todas as demandas da população, principalmente, no atendimento ambulatorial, procedimentos de urgência e emergência, aumento no número de partos normal (baixo risco) e efetivo de profissionais (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem)”, destacou.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara de Alcobaça aprova utilidade pública para Associação de Moradores do Bairro Novelo

A Câmara Municipal de Alcobaça aprovou, nesta segunda-feira (8), a proposta que concede o título de utilidade pública à Associação de Moradores e Amigos...

Câmara de Alcobaça aprova proposta para incluir concurso de redação e olimpíada de matemática no calendário escolar

A Câmara Municipal de Alcobaça aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira (8), a indicação do vereador Bruno de Betinho para a criação de um concurso...

Alcobaça empata em 1 a 1 com Teixeira de Freitas e garante vaga na segunda fase do Intermunicipal 2025

A seleção de Alcobaça entrou em campo neste domingo (7), no Estádio Municipal Francisco de Assis Castro Pereira (Pereirão), e diante de um bom...