Bahia enfrentará tabu nas quartas da Copa do Brasil; relembre

Publicado:

Última vez que o Bahia chegou às quartas de final foi em 2019, quando foi eliminado pelo Grêmio

Dois jogos separam o atual elenco do Bahia de fazer história na Copa do Brasil. O Esquadrão tem a chance de se tornar um dos quatro finalistas pela primeira vez em sua história.

Até aqui, o time já disputou as quartas de final sete vezes, mas nunca conseguiu avançar às semis. Ao derrotar o Santos nos pênaltis, ganhou sua oitava oportunidade de acabar com a sina, em 32 participações no torneio.

O tricolor, aliás, será o único clube nordestino na próxima etapa do mata-mata. Além do Bahia, avançaram América-MG, Athletico-PR, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e São Paulo – e qualquer um desses pode ser o próximo rival. A definição será em sorteio, que será realizado na próxima terça-feira (6), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Os jogos estão marcados para as semanas dos dias 5 e 12 de julho.

Todos os clubes classificados para as quartas de final da Copa do Brasil recebem uma premiação de R$ 4,3 milhões. Quem avançar para a semifinal vai garantir mais R$ 9 milhões.

Em três edições, o Bahia foi eliminado por equipes que, no fim, faturaram o título do torneio: Grêmio em 1989, Flamengo em 1990 e Juventude em 1999. A mais recente tentativa de alcançar a semi foi em 2019, mais uma vez diante do Imortal. Mas, depois de um empate em 1×1 em Porto Alegre, o tricolor viu o sonho ir por água abaixo ao ser derrotado na Arena Fonte Nova por 1×0.

Veja as melhores participações do Bahia na Copa do Brasil:

1989
Campeão brasileiro de 1988 (que só terminou em 1989), o Bahia chegava às quartas de final logo na primeira edição da Copa do Brasil. Depois de passar pelo Confiança e Cruzeiro, o Esquadrão teria pela frente o Grêmio. Mas o sonho de mais um título nacional acabava ali.

Foram duas derrotas para os gaúchos: 2×0 na Fonte Nova, gols de Cuca e Kita, e 1×0, marcado por Edinho, no Olímpico Monumental. Na sequência, o Importal passou pelo Flamengo e foi campeão em cima do Sport.

1990
No ano seguinte, o Bahia se colocou, mais uma vez, entre as oito melhores equipes do torneio. Para chegar até as quartas, o Esquadrão eliminou Sergipe, na primeira fase, e o Botafogo, nas oitavas. Na sequência, teria mais um rival carioca pela frente: o Flamengo.

O jogo de ida foi disputado no Joia da Princesa, em Feira de Santana, e terminou empatado em 1×1 – Zinho abriu o placar para o rubro-negro e Luís Fernando Flores deixou tudo igual para o tricolor. Mas, na volta, o Fla contou com gol de Ailton para assegurar a vitória por 1×0 e a vaga na semi. Depois, o time carioca passou por Náutico e faturou o título sobre o Goiás.

1999
O Bahia demorou um pouco para chegar novamente às quartas. O retorno à etapa só veio em 1999, depois de passar por Botafogo-SP, Atlético-MG e Coritiba. Mas, de novo, a campanha encerrava ali. O ‘vilão’ da vez foi o Juventude, após dois duelos que terminaram empatados em 2×2.

No Alfredo Jaconi, Ueslei marcou o primeiro para o tricolor, mas Mabília empatou ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Mário Tilico virou o jogo para o time da casa e Ueslei, no fim, deixou tudo igual.

Na Fonte Nova, o placar se repetiu. O visitante saiu na frente, com Capone, e o Esquadrão deixou tudo igual em cobrança de falta com Ueslei. Vinícius virou, aos 34 minutos do segundo tempo. Mas, dois minutos depois, Mário Tilico fez o 2×2. A decisão da vaga foi para os pênaltis, e o Juventude se deu melhor: 4×1. Em seguida, o Ju eliminou o Internacional, e foi o campeão sobre o Botafogo.

2002
Três anos depois, mais uma tentativa. O Bahia retornava às quartas depois de superar Corintians de Caicó, América-RN e Portuguesa. O rival seguinte era o Atlético-MG. O Galo venceu a ida por 2×1, no Mineirão, com gols de Rodrigo Beckham e Kim – Robgol descontou para o tricolor.

Na volta, na Fonte Nova, foi a vez do Esquadrão ganhar. Marcelo Souza abriu o placar para o anfitrião, Guilherme empatou e, um minuto depois, Sérgio Alves recolocou o Bahia à frente. Ainda no primeiro tempo, Marques fez o 2×2. Na etapa final, Rubens Júnior virou para o Atlético-MG, Robgol, de pênalti, fez o 3×3 e Sérgio Alves fechou o placar: triunfo por 4×3. Mas não foi o suficiente, e o tricolor foi eliminado pelo critério de gols marcados fora de casa.

O Galo, porém, caiu na semi para o Brasiliense. O campeão daquela edição foi o Corinthians.

2012
O Bahia voltaria a ficar entre as oito melhores equipes da Copa do Brasil apenas 10 anos depois, em 2012. Para isso, passou por Auto Esporte, Remo e Portuguesa. Mas, de novo, sucumbiu para o Grêmio. E, assim como foi em 1989, perdeu as duas partidas.

No primeiro duelo, em Pituaçu, o tricolor até saiu na frente, com Júnior, mas Fernando e Naldo asseguraram a virada por 2×1. Na volta, no Olímpico, Miralles e Marcelo Moreno marcaram e garantiram mais uma vitória, dessa vez por 2×0. Dessa vez, o Grêmio parou na semi: foi eliminado pelo Palmeiras, que se tornaria o campeão.

2018
Em 2018, o Bahia entrou diretamente nas oitavas de final e, de cara, eliminou o Vasco. Na sequência, teria pela frente o Palmeiras. O primeiro jogo, na Arena Fonte Nova, terminou empatado em 0x0. Mas, na volta, Dudu marcou aos 28 minutos do segundo tempo e classificou o Alviverde. O clube paulista foi eliminado logo na sequência, pelo Cruzeiro, vencedor daquela edição.

2019
A mais recente participação do Bahia nas quartas de final da Copa do Brasil havia sido em 2019. Naquela edição, o tricolor passou por Rio Branco-AC, Santa Cruz de Natal, CRB, Londrina e São Paulo, até chegar o Grêmio. O jogo de ida foi disputado em Porto Alegre. Everton sofreu e converteu pênalti para os donos da casa no fim do primeiro tempo, mas Gilberto deixou tudo igual no início da etapa final.

Com o empate em 1×1, o Esquadrão precisava apenas de um triunfo simples na Fonte Nova para avançar. Mas quem ficou com a vaga foi o time gaúcho, graças a um golaço de Alisson. O Grêmio, porém, foi eliminado pelo Athletico-PR na semi.

image

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vitória perde jogador importante para duelo contra o Fluminense pelo Brasileirão

O Vitória sofreu uma derrota de 2 a 0 para o Fortaleza no último sábado, na Arena Castelão, durante a 23ª rodada do...

Jovem de 20 anos morre em confronto com a Rondesp no interior da Bahia

Um jovem de 20 anos perdeu a vida após um confronto com policiais da Rondesp Meio Oeste em Igaporã, no sudoeste da Bahia....

Ivete Sangalo confirma Bloco Coruja no Carnaval de Salvador em 2026

Ivete Sangalo acalmou os foliões ao confirmar que o Bloco Coruja estará presente no Carnaval de Salvador de 2026. A artista, que havia...