Conferência Estadual de Saúde elege propostas para melhoria do sistema de saúde

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governador Jerônimo Rodrigues participou, nesta quarta-feira (7), do terceiro e último dia da 11ª Conferência Estadual de Saúde. Realizada na Arena Fonte Nova, em Salvador, a conferência foi promovida pela Secretaria da Saúde (Sesab) em parceria com o Conselho Estadual de Saúde (CES). O evento, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

O governador pontuou a relevância da conferência para a estruturação do sistema de saúde a partir das necessidades das diversas instâncias do país. “O Estado brasileiro voltou, e uma das formas de demonstrar isso é realizando uma conferência de saúde para aprofundar, discutir com diversos segmentos o que está acontecendo, e planejar o que, e como, nós queremos da saúde. Isso, naturalmente, determinará muito fortemente os caminhos do SUS”, declarou Jerônimo.

 

A conferência deste ano trouxe o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”. A iniciativa já está consolidada como um importante espaço de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do SUS. Nesta quarta-feira, a conferência encerrou sua programação com uma plenária final para eleição de propostas, que serão apresentadas na Conferência Nacional, que acontecerá em julho, em Brasília, com a participação de 180 delegados baianos.

 

Ao longo dos três dias de evento, cerca de quatro mil pessoas, entre gestores, trabalhadores de saúde, usuários e convidados, passaram pelo evento. Quatro eixos temáticos orientaram as atividades de 39 grupos de trabalho da 11ª Conferência Estadual de Saúde: A Bahia que temos. A Bahia que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e Amanhã vai ser outro dia para todos, todas e todes.

 

Precedida por etapas municipais, que aconteceram entre novembro de 2022 e maio de 2023, a conferência na Bahia reuniu 2.320 pessoas eleitas – os delegados, representando os 417 municípios na Conferência Estadual. O conselheiro estadual de saúde, Ananias Viana, que integra o Quilombo Kaonge, em Cachoeira, comemorou a primeira participação de quilombolas na conferência. 

 

“A gente tem que falar para os governos que as comunidades quilombolas têm ciência, e essa ciência tem que ser reconhecida porque combatemos doenças dentro das comunidades com o nosso laboratório ao ar livre, que são as nossas ervas medicinais, que evitam que a gente esteja o tempo todo dentro dos postos de saúde”, disse Ananias.

 

A titular da Sesab, Roberta Santana, destacou o caráter democrático e participativo da conferência. “Somos gratos a todos os secretários municipais que participaram desse movimento e a gente tem uma grande expectativa quanto à eleição das propostas que representarão a Bahia, na etapa nacional”, pontuou.

 

Mais de oito mil propostas e sugestões para o fortalecimento do SUS foram apresentadas pelos delegados baianos, das quais 100 foram postas em votação e o resultado será apresentado na plenária nacional para servirem de subsídio para o Plano Plurianual de 2024 – 2027. “Estamos aqui vivendo não só um evento, mas um momento histórico da democracia baiana. É um evento construído com 417 conferências municipais e mais 22 conferências livres entre povos indígenas, que trouxeram propostas que irão contribuir e orientar qual será a política pública de saúde no estado da Bahia para os próximos quatro anos”, pontuou o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Marcos Sampaio.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM apreende 24 motocicletas irregulares em Feira de Santana

Policiais militares do Esquadrão de Motociclistas, conhecido como Asa Branca, apreenderam 24 motocicletas irregulares na madrugada da última quinta-feira, dia 25, em Feira...

Jovem é esfaqueado no pescoço durante briga na noite de natal em Guanambi

Um jovem de 29 anos foi alvo de uma tentativa de homicídio após ser atingido por um golpe de canivete durante uma confusão...

PM apreende pistola e ecstasy em condomínio no bairro Mangabeira

Uma operação da Polícia Militar resultou na desarticulação de um ponto de tráfico e na apreensão de armamento no início da noite desta...