Entenda como pode ser o modelo de SAF que o Flamengo está buscando

Publicado:

O Flamengo estaria em entendimentos com o Bayern de Munique para discutir uma maneira de adotar o sistema de SAF, que já está em uso aqui no Brasil, notadamente por Botafogo, Vasco, Cruzeiro e Bahia.

Os resultados de um clube-empresa podem demorar um pouco para acontecer. É o que estamos vendo, por exemplo, com o Vasco, que está mergulhado na zona de rebaixamento e a torcida parece muito impaciente com os investidores norte-americanos.

O que o Flamengo, segundo o G1, está buscando é um modelo parecido com o do Bayern, que abriu empresa homônima à associação civil e vendeu 25% de suas ações a três empresas com quem tem parcerias há muito tempo: Audi, Adidas e Allianz. Cada uma delas têm fatias equivalentes (8,33%).

Assim, evita-se o risco de perda de identidade. Sim, esse é um risco real, que alguns clubes não estão levando em conta.Pode ocorrer a perda dos valores tradicionais do clube. Com a entrada de investidores externos, a busca pelo lucro pode sobrepor-se aos aspectos culturais e emocionais que envolvem o futebol, o que pode desagradar os torcedores mais puristas.

Mas é inegável que há vantagens, muitas vantagens que precisam ser consideradas, como as que elencamos a seguir:

Sustentabilidade financeira  O modelo de clube-empresa pode ajudar a melhorar a gestão financeira dos clubes, tornando-os mais sustentáveis a longo prazo. Isso ocorre porque o clube é administrado como uma empresa, com uma estrutura de governança corporativa e uma gestão profissional, buscando lucro e retorno financeiro.

Acesso a investimentos Como uma empresa, um clube-empresa tem a capacidade de atrair investidores externos e buscar financiamento adicional. Isso pode ajudar os clubes a investirem em infraestrutura, contratar jogadores de qualidade e expandir suas operações de marketing, aumentando sua competitividade.

Profissionalização da gestão Ao adotar o modelo de clube-empresa, é necessário implementar uma gestão profissional, com especialistas em finanças, marketing e operações. Isso pode levar a uma tomada de decisão mais eficiente e estratégica, bem como a uma melhoria geral na administração do clube.

Times de grande apelo popular, como Flamengo e Corinthians – só para citar os que têm as maiores torcidas do país – devem tomar maiores precauções. Cada caso deve ser avaliado individualmente, levando em conta a realidade e os objetivos que cada clube está almejando nessa parceria..

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

The post Entenda como pode ser o modelo de SAF que o Flamengo está buscando first appeared on Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estudantes do interior baiano criam biofilme orgânico de Romã e Jatobá para combater desperdício de alimentos

Um grupo de estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Norberto Fernandes, em Caculé, no sudoeste da Bahia, está fazendo a diferença no...

MPT obtém liminar e obriga Hapvida a garantir ambiente seguro em hospital de Salvador sob multa diária de R$ 10 mil

A Justiça do Trabalho determinou que a Hapvida Assistência Médica e a Ultra Som Serviços Médicos adotem medidas para garantir condições de trabalho...

Jogador do Vitória, Wellington Rato sofre grave lesão no joelho atuando pelo Goiás

Wellington Rato, atualmente emprestado pelo Vitória ao Goiás, sofreu uma ruptura total do ligamento cruzado anterior (LCA)...