“Cidade do Verde” é responsável por 25% das áreas degradadas de SP

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

São Paulo – Pacato e predominantemente rural, o município de Luiz Antônio, a 330 km de distância da capital paulista, é chamado de “Cidade do Verde” no slogan oficial da Prefeitura. No entanto, nos últimos cinco anos, o local foi responsável por 25% da devastação de vegetação nativa em São Paulo.

Ao todo, o estado tem 35,9 mil hectares de áreas degradadas por intervenção irregular. Somente Luiz Antônio, que fica na região de Ribeirão Preto, é responsável por 9 mil dos hectares devastados, o equivalente a nove mil campos de futebol.

Os dados são do Painel Verde SP, plataforma do governo paulista que monitora áreas protegidas e cobertura vegetal nativa em todo o estado e considera as áreas com registro de autuações por intervenções irregulares (destruição e danificação de vegetação nativa) feitos pela Polícia Militar Ambiental a partir de 2019.

A área degradada em Luiz Antônio é dez vezes maior do que os 904 hectares de intervenção irregular flagrados na cidade de São Paulo, quarta colocada no ranking. Os municípios de Agudos, no centro-oeste paulista, Bocaina e São Carlos completam os cinco primeiros lugares da lista.

Procurada pelo Metrópoles, a Prefeitura de Luiz Antônio não retornou o contato até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.

Cana-de-açúcar Luiz Antônio fica localizada na região metropolitana de Ribeirão Preto, no nordeste paulista, em área de predominância do agronegócio. Menos de 2% da área do município é urbana. Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) indicam que até 2018, 51% do território era utilizado para o cultivo de cana de açúcar.

Os dados mais recentes do município mostram também que a “Cidade do Verde” possuía 23,8% de floresta nativa. Quase metade corresponde à área da Estação Ecológica Jataí, unidade de conservação ambiental localizada na cidade, com 9 mil hectares.

Há 15 anos, a cidade também iniciou uma investida no plantio de eucalipto – dez anos depois, a área destinada ao plantio já ocupava 7,5% do território. Desde 2021, Luiz Antônio é administrada pelo prefeito Rodrigo Mello Marques, o Rodrigão (PSD).

Cidade pacata Com população estimada de 15 mil pessoas, segundo dados de 2021 do IBGE, Luiz Antônio é uma típica cidade pacata do interior paulista.

Em seu perfil no Facebook, a prefeitura anuncia campanhas para queimas controladas na região, festas juninas, shows, cursos, obras da administração municipal e faz propaganda de lojistas locais, como restaurantes, academias e clínicas de estética.

Há espaço até para alertar que o documento de um dos moradores da cidade foi encontrado e estava no almoxarifado da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

“Não é o seu sogro?”, perguntou nos comentários uma das moradoras, marcando uma amiga na postagem.

Também são comuns postagens sobre preservação ambiental e defesa da fauna e flora locais. Em 3 de junho, a administração local publicou um post defendendo que os carros parem, nas vias, durante a travessia de animais. Já no dia 25 de maio, a postagem foi dedicada ao Dia do Trabalhador Rural, atividade primária no município.

The post “Cidade do Verde” é responsável por 25% das áreas degradadas de SP first appeared on Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Idosa morre um mês após “abalo emocional” ao ter animais apreendidos pelo Ibama na zona rural de Ibirataia

Uma idosa de 92 anos, Nicézia Muniz Ferreira, moradora da zona rural de Ibirataia, faleceu neste sábado (27) após sofrer forte...

Cristiano Ronaldo marca 2, ajuda Al Nassr a vencer e fica a 44 gols do milésimo

Cristiano Ronaldo marca dois gols e se aproxima do milésimo pelo Al Nassr Cristiano Ronaldo brilhou novamente neste sábado ao marcar duas vezes na...

Ambulantes se preparam para 1ª noite de Festival Virada em Salvador e estimam vendas: “Uma expectativa boa”

O Festival Virada Salvador começa neste sábado, 27, na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, reunindo atrações como Léo Foguete,...