ALBA vota Lei de Diretrizes Orçamentárias antes de recesso parlamentar

Publicado:

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), votará na próxima quarta-feira (14), a Lei de Diretrizes Orçamentárias. A votação entra na pauta do legislativo baiano após acordo entre as bancadas de oposição e governista. 

 

O cronograma da votação foi dividido em dois dias. Na quarta-feira a votação do Projeto acontece em primeiro turno e na próxima terça-feira (20), a pauta será votada em segundo turno, durante sessão ordinária. 

 

O projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias começou a tramitar na Assembleia Legislativa no dia 16 de maio, depois da publicação do texto integral no Diário Oficial do Legislativo. 

 

A Lei de Diretrizes Orçamentárias proporciona parâmetros para a elaboração do orçamento anual, sendo estimadas receitas da ordem de R$70 bilhões, sendo R$60 bilhões provenientes da receita do tesouro. Esses valores podem ser revistos e atualizados até o final do orçamento fiscal e da seguridade social do próximo ano. 

 

A proposta possui tramitação especial no Legislativo baiano. Por conta da existência do Regimento Interno da casa, existe uma prerrogativa de impedir o início do recesso parlamentar, antes da votação do Projeto. 

 

O projeto demanda duas discussões e duas votações. Após a publicação, o texto fica à disposição dos deputados durante dez dias úteis para a apresentação de emendas, seguindo para as comissões da Assembleia que terão mais dez dias úteis para votação de parecer. Esses prazos podem ser prorrogados por acordo dos líderes das bancadas. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Galícia avalia três opções de estádio e corre contra o tempo para definir mando no Baianão 2026; entenda

Após oito anos fora da elite, o Galícia está em um momento crucial para seu retorno ao Campeonato Baiano em 2026. O clube,...

Túnel do Tempo: Entenda como a urbanização histórica de Salvador moldou a cidade e suas desigualdades

Salvador é indiscutivelmente uma cidade marcada pela desigualdade. Os dados sobre desemprego, segurança pública e renda refletem essa realidade. Entretanto, algumas disparidades são...

Câmara de Itabela suspende mandato de vereador preso por tráfico de drogas

A Câmara Municipal de Itabela anunciou nesta sexta-feira (14) o afastamento imediato do vereador Lucas Lemos, de 32 anos, do partido União. Essa...