Hupes inaugura nesta terça (13) unidade de Hospital Dia em Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

hospital dia 3

O Hospital Universitário Professor Edgar Santos (Hupes), da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai inaugurar na terça-feira (13) uma unidade de Hospital Dia. O novo espaço terá cinco salas de cirurgia, permitindo ampliação no número de exames de alta complexidade e atendimentos. A infraestrutura do Hospital Dia Professor Hélio Andrade Lessa vai ficar no térreo do Hupes, alas A e B. 

O nome escolhido para a unidade é uma homenagem ao médico otorrinolaringologista, professor e pesquisador Hélio Andrade Lessa, que morreu em 2013, após uma vida dedicada à medicina e ao ensino. 

Com o Hospital Dia, o Hupes vai oferecer assistência intermediária para procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos. Na unidade serão realizados exames de endocoscopia de alta complexidade como ecoendoscopia, enteroscopia e CPRE.

Além desses procedimentos, a unidade vai contar também com exames de colonoscopia, broncoscopia, ecocardiograma transesofágico, histeroscopia, manometria e pHmetria, procedimentos complexos que necessitam acontecer em uma estrutura hospitalar específica.

Das cinco salas cirúrgicas que funcionarão no local, uma será para pequenas cirurgias, duas para cirurgias oftalmológicas como catarata e transplante de córnea e outras duas serão voltadas especificamente para procedimentos de média complexidade de todas as especialidades atendidas no Hupes, como cirurgia  plástica, vascular, ortopédica e ginecológica, por exemplo. Com essa ampliação, serão liberadas duas salas para procedimentos de alta complexidade no hospital, aumentando a oferta de atendimento à população.

O acesso aos serviços do Hupes é realizado por meio do Sistema Vida – sistema de atendimento à saúde pública da Prefeitura de Salvador. É necessário procurar atendimento inicial na Prefeitura Bairro ou em um Posto de Saúde para receber o encaminhamento para o hospital.

Atualmente, o hospital é campo de prática para aproximadamente 1.300 estudantes de graduação (incluindo os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional) e para mais de 300 residentes de medicina e aproximadamente 80 residentes multiprofissionais.

image

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...