Presidente da Comissão Europeia anuncia investimentos no Brasil e apoio à produção de hidrogênio verde

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em coletiva de imprensa após encontro bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, anunciou que a União Europeia pretende investir cerca de 10 bilhões de euros na América Latina e no Caribe nos próximos anos. Ursula também anunciou uma doação da União Europeia para o Fundo Amazônia (20 milhões de euros), com objetivo de contribuir com a redução do desmatamento na região, além de apoio financeiro de 2 bilhões de euros para apoiar a produção brasileira de hidrogênio verde. 

 

No início do seu pronunciamento, Ursula von der Leyen disse que assim como “o Brasil voltou” (slogan da campanha presidencial de Lula em 2022), a Europa também estaria voltando para a América Latina. 

 

“Eu estou muito feliz em estar aqui, você fez o Brasil voltar a ser um player importante, um líder no mundo democrático, e estou aqui para lhe dizer que a Europa também voltou. A Europa voltou ao Brasil, a Europa voltou à América Latina. Nossas regiões não são apenas parceiros naturais, mas são parceiros por opção, e é chegada a hora de elevar a nossa parceria a um outro nível. A União Europeia já é o principal investidor na região e é um grande prazer anunciar que vamos aumentar os investimentos através do Global Gateway, nosso plano de investimento internacional. A União Europeia vai investir 10 bilhões de euros na América Latina e no Caribe, e este é só o começo. Porque isso vai ser complementado por investimento privado e pelas contribuições dos estados-membros”, disse a presidente da Comissão Europeia.

 

A dirigente europeia salientou que o desafio global que se impõe em relação ao drama das mudanças climáticas está levando o Brasil e a União Europeia a unir forças. Ursula disse ainda ter considerado “inspirador” o discurso de Lula durante a CPO-27, e elogiou a liderança do presidente brasileiro nas questões climáticas. 

 

“Lula, eu acolho favoravelmente a sua liderança com relação a questões climáticas e a sua liderança em relação à biodiversidade. Nós debatemos a Floresta Amazônica, que é uma maravilha da natureza, o pulmão verde do nosso planeta, e um aliado fundamental contra o aquecimento global. Então queremos contribuir com 20 milhões de euros para o Fundo Amazônico. Também os estados membros irão contribuir. Debatemos o seu plano para por fim ao desmatamento até 2030. Essa é uma excelente notícia para o mundo inteiro. Aqui também gostaríamos de apoiá-lo, porque temos uma grande responsabilidade de deter o desmatamento na Floresta Amazônica”, disse a representante da União Europeia, que manifestou seu apoio à realização da COP 30 do clima no Pará.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

HBO confirma data de estreia de Dona Beja

A HBO Max confirmou Dona Beja, remake do clássico de 1980, com estreia prevista para 2 de fevereiro. A produção traz Grazi Massafera...

Projeto social Filhos da Nação usa canoagem para mudar história de crianças vulneráveis

Batismo de 10 canoas marca novo capítulo do projeto Filhos da Nação no Distrito Federal O projeto social Filhos da Nação celebrou, nesta...

Euphoria ganha trailer intenso para sua 3ª temporada

Meta descrição: A HBO Max divulgou o trailer da 3ª temporada de Euphoria, apresentando Rue enfrentando o mundo das drogas e Cassie ganhando...