Brasil tem 6 mortes por febre maculosa em 2023, com 49 registros

Publicado:

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (13) um levantamento que indica que o Brasil registrou 49 casos de febre maculosa este ano. Desse total, seis evoluíram para a morte do paciente. As informações são da Agência Brasil.

 

A região que concentra a maioria dos casos é a Sudeste, com 25, sendo oito no Espírito Santo, sete em São Paulo, seis no Rio de Janeiro e quatro em Minas.

 

No ano passado, foram registrados 190 casos da doença no Brasil, com 70 mortes.

 

Ações

 

A pasta informou que distribui aos estados os antibióticos específicos indicados para o tratamento da febre maculosa, e que vem promovendo medidas de capacitação direcionadas às vigilâncias regionais. Além disso, o ministério afirmou que tem divulgado diretrizes técnicas e recomendações de conduta para os cuidados clínicos dos pacientes com suspeita da doença e de vigilância ambiental, além de materiais educativos para prevenção.

 

Segundo o Ministério da Saúde, a febre maculosa é uma doença infecciosa que apresenta formas clínicas leves e outras graves, com elevada taxa de letalidade. A doença é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato infectado.

 

A recomendação para caso de manifestação de sintomas compatíveis, tais como febre, dor no corpo e manchas avermelhadas na pele, é procurar a Unidade Básica de Saúde. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nunes Marques e Benedito Gonçalves reforçam homenagem a ex-presidente do TJ-BA

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF) e vice-presidente...

Tremembé: por que a “cadeia dos famosos” está com os dias contados

O Complexo Penitenciário de Tremembé, recentemente em destaque na série da Prime Video sobre presos famosos, pode em breve deixar de ser conhecido...

STF declara inconstitucional lei de Goiás que criou 96 cargos comissionados no Judiciário estadual

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, de forma unânime, que trechos de uma lei do estado de Goiás, que criava 96 cargos em...