EUA: Justiça bloqueia temporariamente compra da Activision pela Microsoft

Publicado:

Um tribunal nos Estados Unidos proibiu temporariamente a Microsoft de concluir a aquisição da Activision Blizzard, uma das maiores empresas de jogos do mundo, até que o tribunal decida sobre um recurso apresentado pela Comissão Federal do Comércio (FTC) em relação ao caso. A decisão foi tomada na terça-feira pelo tribunal federal de São Francisco, em resposta ao pedido feito pela FTC na segunda-feira.

A FTC solicitou a suspensão temporária da aquisição, no valor de 69 bilhões de dólares, alegando que a Microsoft estava tentando finalizar o negócio antes do início do julgamento, o que seria “difícil, senão impossível” de reverter caso a aquisição fosse considerada ilegal posteriormente, afirmou a comissão.

O tribunal determinou que a ordem de bloqueio temporário da transação “é necessária para manter o status quo” enquanto os processos legais da FTC contra a transação ainda estão em andamento. Além disso, uma audiência sobre outro pedido feito pela FTC para uma decisão final de bloqueio do negócio foi marcada para o dia 22 de junho.

A aquisição, anunciada há um ano e meio, foi aprovada em vários países, incluindo pela Comissão Europeia no mês passado, e tornaria a Microsoft a terceira maior empresa do mundo no setor de jogos. No entanto, a transação foi bloqueada nos Estados Unidos e no Reino Unido devido às preocupações de diversos órgãos reguladores sobre a concorrência na indústria de jogos.

A Microsoft afirmou em comunicado divulgado na terça-feira que “acelerar o processo legal nos Estados Unidos trará mais opções e concorrência ao mercado de jogos”. A empresa também destacou que a ordem de restrição temporária faz sentido até que recebam uma decisão do tribunal, que está se movendo rapidamente.

Em dezembro, a FTC anunciou que tentaria impedir a aquisição da Activision Blizzard, alegando que poderia prejudicar os consumidores, pois permitiria à Microsoft obter importantes títulos de jogos, como “Warcraft”, “Call of Duty” e “Candy Crush”. A queixa da FTC mencionou aquisições anteriores de jogos pela Microsoft, especialmente a Bethesda Softworks, como exemplo de casos em que a Microsoft tornou alguns títulos de jogos populares exclusivos para o sistema Xbox, apesar de ter garantido aos reguladores europeus que não tinha intenção de fazê-lo.

Leia Também: Usar aos AirPods na rua será mais seguro com estas novidades

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

macOS Tahoe 26 chega com busca Spotlight avançada e integração com iPhone

Tudo sobre Apple O macOS Tahoe 26 já está disponível para usuários de MacBooks e desktops compatíveis. A atualização foi anunciada em junho durante...

Idosa é enganada por golpista que fingia ser um astronauta preso no espaço

Uma idosa de 80 anos, residente na ilha de Hokkaido, no Japão, se tornou vítima de um golpe inusitado....

IA pode ameaçar nossa capacidade de escrita, alerta autor

Sérgio Rodrigues, escritor e romancista, lançou um alerta sobre o uso crescente da inteligência artificial na geração de textos. Ele acredita...