Jusmari admite discussões sobre possível mudança no VLT e prevê alterações no contrato em até 60 dias

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira, admitiu ao Bahia Notícias, nesta quarta-feira (14), que o projeto do VLT do Subúrbio poderá passar por mudanças visando a adoção de novas tecnologias. A alteração foi proposta pela BYD, uma das empresas membros do consórcio contratado para construir o modal, durante a viagem do governador Jerônimo Rodrigues (PT) à China.

 

De acordo com a titular da Sedur, a novidade está sendo discutida entre as partes que compõem a Parceria Público-Privada (PPP) e não irá representar a implementação de um novo modelo, mas a adequação do sistema proposto, de modo que haja uma série de melhorias, tanto na qualidade do serviço a ser prestado quanto no impacto ambiental da obra – que está parada atualmente.

 

“Estamos discutindo algumas propostas, como, por exemplo, um novo veículo, que não precisaria mais ter o cabo elétrico”, disse. Segundo ela, algumas guias laterais poderiam ser excluídas do trajeto dos trilhos, uma vez que as tecnologias do modelo proposto permitem que os usuários tenham mais segurança sem que as estruturas em questão sejam necessárias, e as vias elevadas de concreto poderiam ser substituídas por vigas de ferro.

 

As substituições, sobretudo do material rodante, ainda não estão definidas. Mas poderão, explicou Jusmari, fazer com que o estado não tenha que fazer um despêndio ainda maior de recursos no processo de rediscussão do contrato. “Estamos finalizando esse estudo. Se nossos técnicos derem o aval para essas propostas teremos aí, brevemente, a possibilidade de darmos início para as obras”, adicionou.

 

Para a gestora, a etapa mais difícil foi superada e um contrato com os termos discutidos deverá ser formalizado em até dois meses. “O mais difícil já andamos, que era a definição da BYD continuar com o projeto. Eles já fizeram a carta de intenções de que vão continuar, já trabalhamos o que poderia atrapalhar o contrato devido a essa parada e espero que dentro de 60 dias a gente apresente a renovação do contrato da forma como ele vai vir”, finalizou.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher é achada morta dentro de freezer e família pede indenização

Uma médica anestesiologista de 32 anos, natural da Nicarágua, foi encontrada morta dentro de um freezer em uma loja de Miami, nos Estados...

André Marques fala sobre relação com a Bahia e escolhe Vampirinha como música do Carnaval

Marcando presença na primeira noite do Carnaval de Salvador, nesta quinta-feira (12), o apresentador André Marques comentou sobre sua relação com a Bahia...

Em preto e branco e colorido, ‘Spider-Noir’ aposta em estética e promete ser uma obra-prima

Spider-Noir chega ao Prime Video em 27 de maio de 2026, após estrear dois dias antes nos EUA pela MGM+. A série, produzida...