Sefaz realiza mapeamento da capital baiana através de sistema cartográfico

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Secretaria Municipal de Salvador (Sefaz) autorizou, na terça-feira (13), a atualização do levantamento aerofotogramétrico (aéreas e por perfilamento a laser) da capital baiana, através do Sistema Cartográfico e Cadastral do Município (SICAD).

 

A plataforma, desenvolvida pela prefeitura, foi disponibilizada em 2019 para o monitoramento de toda cidade, sendo possível visualizar o mapa geográfico com e sem as vegetações e edificações.

 

Os registros são produzidas através de seis modalidades:

 

Foto Aérea: sobrevoada por uma aeronave equipada com câmera métrica;

 

Ortoimagem: Também fotografias aéreas adquiridas por aerofotogrametria, com influência do recobrimento de 70%x70% somado ao método de aerotriangulação, de alta qualidade.

 

Nuvem de pontos (LiDAR): Coleta de dados do aerolevantamento por Sistema de Perfilamento à Laser nos 415 Km2 da área continental, insular e adjacências, sobrevoada por uma aeronave equipada com sensor laser e câmera digital.   

 

Modelo Digital de Superfície (MDS): Modelo matemático que representa o solo exposto e os acidentes encontrados acima do solo (edificações, pontes, vegetação, etc.). Pontos levantados (allpoints) obtidos com o perfilamento a laser e possui resolução espacial de 0,50m.

 

Modelo Digital de Terreno (MDT): Modelo matemático que representa o solo exposto, de forma contínua e suavizado, com dados adequadamente estruturados e amostrados da superfície física da Terra, ou seja, isentos de vegetação e elementos não pertencentes ao solo (edificações, pontes, veículos, placas, postes, etc.).   

 

Conjunto de Dados Geoespaciais Vetoriais (CDGV):  Restituição estereofotogramétrica, que consiste no Banco de Dados Geográfico – BDG da Cidade de Salvador seguindo as normas de estruturação de dados ET-EDGV SALVADOR e a norma de aquisição de dados ET-ADGV Defesa. A ET-EDGV define as categorias, classes de objetos e respectivos atributos, enquanto que as regras gerais para a construção das geometrias e as regras topológicas mínimas são observadas de acordo com a ET-ADGV.

 

Os recursos também possibilitam a realização de pesquisas e estudos em diversas áreas do conhecimento, como engenharia, geografia e geologia.

 

A atualização da cobertura aerofotogramétrica será de uma área de 415 km² de Salvador e entorno adjacente em escala 1:1.000 e mapeamento móvel terrestre de 360° de 2.500 Km.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolsonaro deve ter “transporte discreto” e vigilância na porta do quarto durante cirurgias no Natal

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, definiu, nesta terça-feira (23), as condições de segurança que a Polícia Federal deve observar durante o...

Mulher de Ramagem pede ao STF o desbloqueio de suas contas bancárias

A defesa de Rebeca Ramagem, mulher do ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) e ex-diretor da ABIN, pediu ao Supremo Tribunal Federal o desbloqueio...

PGR apoia internação e cirurgia de Jair Bolsonaro

A Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou-se favoravelmente ao pedido da defesa de ex-presidente Jair Bolsonaro para que...