Sefaz realiza mapeamento da capital baiana através de sistema cartográfico

Publicado:

A Secretaria Municipal de Salvador (Sefaz) autorizou, na terça-feira (13), a atualização do levantamento aerofotogramétrico (aéreas e por perfilamento a laser) da capital baiana, através do Sistema Cartográfico e Cadastral do Município (SICAD).

 

A plataforma, desenvolvida pela prefeitura, foi disponibilizada em 2019 para o monitoramento de toda cidade, sendo possível visualizar o mapa geográfico com e sem as vegetações e edificações.

 

Os registros são produzidas através de seis modalidades:

 

Foto Aérea: sobrevoada por uma aeronave equipada com câmera métrica;

 

Ortoimagem: Também fotografias aéreas adquiridas por aerofotogrametria, com influência do recobrimento de 70%x70% somado ao método de aerotriangulação, de alta qualidade.

 

Nuvem de pontos (LiDAR): Coleta de dados do aerolevantamento por Sistema de Perfilamento à Laser nos 415 Km2 da área continental, insular e adjacências, sobrevoada por uma aeronave equipada com sensor laser e câmera digital.   

 

Modelo Digital de Superfície (MDS): Modelo matemático que representa o solo exposto e os acidentes encontrados acima do solo (edificações, pontes, vegetação, etc.). Pontos levantados (allpoints) obtidos com o perfilamento a laser e possui resolução espacial de 0,50m.

 

Modelo Digital de Terreno (MDT): Modelo matemático que representa o solo exposto, de forma contínua e suavizado, com dados adequadamente estruturados e amostrados da superfície física da Terra, ou seja, isentos de vegetação e elementos não pertencentes ao solo (edificações, pontes, veículos, placas, postes, etc.).   

 

Conjunto de Dados Geoespaciais Vetoriais (CDGV):  Restituição estereofotogramétrica, que consiste no Banco de Dados Geográfico – BDG da Cidade de Salvador seguindo as normas de estruturação de dados ET-EDGV SALVADOR e a norma de aquisição de dados ET-ADGV Defesa. A ET-EDGV define as categorias, classes de objetos e respectivos atributos, enquanto que as regras gerais para a construção das geometrias e as regras topológicas mínimas são observadas de acordo com a ET-ADGV.

 

Os recursos também possibilitam a realização de pesquisas e estudos em diversas áreas do conhecimento, como engenharia, geografia e geologia.

 

A atualização da cobertura aerofotogramétrica será de uma área de 415 km² de Salvador e entorno adjacente em escala 1:1.000 e mapeamento móvel terrestre de 360° de 2.500 Km.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após quatro dias sem transporte, ônibus voltam a operar no Vale das Pedrinhas e Santa Cruz

Após quatro dias de suspensão, os ônibus estão de volta às...

Chefe do CV finge estar morto para escapar de cerco policial no RJ

Neste domingo (12), uma operação da Polícia Militar nas proximidades da cidade de Chatuba, em Mesquita, Baixada Fluminense, resultou em um intenso confronto...

Associação da Farra do INSS pediu desconto a pessoa morta há 23 anos

A Associação dos Aposentados do Brasil (AAB) está no centro de uma polêmica após solicitar descontos em benefícios de aposentados falecidos há anos....