Veneziano confirma para esta quinta leitura de seu relatório sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) confirmou que entregará na manhã desta quinta-feira (15), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, o seu relatório sobre a indicação do advogado Cristiano Zanin para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo disse o senador na noite desta quarta (14), o seu relatório vai apresentar o currículo e o histórico do indicado.

 

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Davi Alcolumbre (União-AP), agendou a reunião do colegiado para as 9hs desta quinta, com a leitura do relatório como único item da pauta. 

 

Veneziano disse ainda que o seu parecer não vai conter voto favorável ou contrário à indicação de Zanin. De acordo com o senador, como na avaliação de autoridades pelo Senado a votação é secreta, ele não pode manifestar sua posição pessoal.

 
A indicação de Cristiano Zanin chegou ao Senado na última segunda. O advogado foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para substituir o ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. O senador Veneziano disse que o relatório será meramente técnico e objetivo, evidenciando, sobretudo, os 25 anos de experiência do postulante à vaga no STF.

 

“Nós faremos uma análise objetiva sob os critérios que a Constituição nos exige. Levando em consideração esses elementos: informação, postura, comportamento, vivência, experiência, equilíbrio, sobejam suficientes motivos para uma indicação favorável”, disse Veneziano.

 
Na próxima quarta-feira (21), a Comissão de Constituição e Justiça deve realizar a sabatina do indicado para o STF, e a votação do relatório. No mesmo dia, provavelmente a indicação de Cristiano Zanin seguirá para ser votada no Plenário, segundo confirmou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Adolescente de 16 anos morre após agressão por ex-piloto de automobilismo no Distrito Federal

Meta description: Em Águas Claras, DF, o adolescente Rodrigo Helbingen Fleury Castanheira, de 16 anos, faleceu após ficar duas semanas na UTI. A...

“Não foi uma briga, foi execução”, diz tio de jovem morto por piloto. Veja vídeo

Rodrigo Castanheira, 16, morre 16 dias após sofrer agressão de ex-piloto da Fórmula Delta. Morador do Distrito Federal, Rodrigo foi agredido por Pedro...

VÍDEO: Professora “soteropolitana de criação” é morta a facadas por aluno de Direito em Rondônia

Meta descrição: Professora de Direito, Juliana Santiago, morreu após ataque com faca de um aluno no Centro Universitário Aparício Carvalho (Fimca), em Porto...