Prado realiza mutirão de saúde dos olhos para pacientes com glaucoma

Publicado:

A ação aconteceu nesta quinta-feira (15), beneficiando 199 pacientes, todos atendidos através do Sistema Único de Saúde (SUS), com todos eles passando por triagem e atendimentos em exames de fundo de olho, método que permite avaliar a situação do nervo óptico.

As consultas foram realizadas por uma médica oftalmologista, analisando a pressão ocular e prescrevendo o tratamento adequado, inclusive, quando necessário, com a distribuição gratuita de colírios e medicamentos para cuidar da saúde dos olhos e evitar o agravamento do glaucoma.

DJI 20230615 102731 497 scaled

199 pradenses foram atendidos no mutirão do glaucoma, realizado neste mês de junho

O mutirão aconteceu na sede da Prefeitura Municipal do Prado, numa parceria com o Governo do Estado da Bahia, sobretudo, para contemplar boa parte dos pacientes que não têm condições financeiras para arcar com consultas particulares ou adquirir os medicamentos necessários para o tratamento da doença.

A gratuidade desse serviço é fundamental para o cuidado da saúde dos olhos, proporcionando que todos, independente da situação socioeconômica, possam receber a atenção e o cuidado necessário através da rede pública de saúde.

De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica, Poliane Marinho, “a detecção precoce do glaucoma é essencial para evitar complicações mais graves e a perda irreversível da visão, então, ao disponibilizar consultas oftalmológicas gratuitas e o diagnóstico precoce da doença [em estágios iniciais] possam ser tratados para controlar a pressão intraocular”, disse.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Neuziane Mascarenhas, “o mutirão atende a um grande número de pessoas, reduz a fila de espera e assegura que os pacientes tenham acesso contínuo ao trabalho, garantindo eficácia no cuidado da saúde ocular”, pontua.

DJI 20230615 102820 938 scaled

Além das consultas, gratuitamente, são distribuídos colírios e medicamentos

O MUTIRÃO: É uma iniciativa importante para promover a saúde dos olhos e prevenir a cegueira, através da detecção precoce do glaucoma. A ação oferece consultas oftalmológicas gratuitas, facilitando o acesso de pessoas, principalmente, de baixa renda, com os cuidados necessários para o diagnóstico e tratamento da doença. Também garante que as pessoas diagnosticadas com o glaucoma tenham acesso aos medicamentos adequados, contribuindo para o controle da doença e a preservação da visão.

A DOENÇA: O glaucoma é uma doença grave que pode causar a perda da visão se não for tratada corretamente. É provocada por uma lesão do nervo óptico, que pode ser decorrente de um aumento da pressão ocular ou de uma diminuição do fluxo sanguíneo na região dos olhos. A doença não tem cura, mas pode ser prevenida e controlada com o uso de colírios e, em alguns casos, cirurgia. É uma das principais causas de cegueira em todo o mundo, por isso, é fundamental realizar exames oftalmológicos periódicos e seguir o tratamento indicado pelo médico.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo da Bahia autoriza anexar mais áreas da Basevi na ação discriminatória que investiga terras devolutas em Prado

Mais uma preocupação para a Bahia Costa Sul Empreendimentos LTDA, empresa conhecida como Basevi, responsável pela exploração de lotes desde a década de 70,...

Prefeito, secretária de Saúde e equipe técnica visitam obras da nova UBS em Prado

O prefeito de Prado, Gilvan Produções, esteve nesta terça-feira (04) com a secretária de Saúde, Neuziane Mascarenhas, e técnicos da Prefeitura, para acompanhar...

Bahia abre processo para identificar propriedade de área ocupada na Basevi, em Prado

Governo da Bahia instaura processo para identificar propriedade da primeira porção da área da Basevi ocupada em agosto de 2025 A área requerida como propriedade...