O que faz de Bielsa um técnico famoso, mesmo sem grandes títulos?

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A fama e o prestígio do argentino Marcelo Bielsa são assuntos que já abordamos aqui na coluna, um ano e meio atrás, e que foram tema do comentário de Tostão (o grande e nunca suficientemente elogiado Tostão, diga-se), em sua coluna na Folha deste domingo (18/6).

“Bielsa é um treinador bastante elogiado, mesmo sem títulos. Guardiola já disse que Bielsa é o melhor do mundo. Bielsa é o único técnico do mundo festejado pelos fracassos”, escreveu Tostão.

Lembrei que, em dezembro de 2021, levantei aqui na coluna a lista de títulos de Marcelo Bielsa, atualmente no comando da seleção do Uruguai, e descobri que a sua maior conquista foi a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2004, com a Argentina. Só isso.

Mal comparando, ele seria mais ou menos equivalente aos brasileiros Rogério Micale e André Jardine, que também penduraram a medalha de ouro no peito.

À parte esses mistérios do incrível trabalho marketing que cerca a trajetória de Marcelo Bielsa, o grande Tostão também compartilha opiniões semelhantes às minhas, em relação às necessidades da Seleção Brasileira.

Escrevi na coluna, logo após o amistoso Brasil x Guiné, neste sábado (17/6) que “precisamos descobrir dois bons laterais; e, fundamentalmente, encontrar um meio campista que tenha a capacidade de organizar e alimentar o ataque. Faz tempo, muito tempo, que não temos esse jogador”.

A opinião de Tostão, em sua coluna da Folha coincide com a minha: “Independentemente da atuação e do resultado do jogo contra a Guiné, o Brasil, precisa de melhores laterais, de um ou dois grandes meio-campistas e de um centroavante. Há bons jogadores nessas posições, mas não do nível de uma grande seleção”, destacou.

Então é isto.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-Vitória, Thiago Couto entra na mira para reforçar o Remo

Goleiro Thiago Couto não deve permanecer no Sport em 2026. Na temporada anterior, o atleta foi envolvido em troca com o Vitória; enquanto...

Bobsled, Luge e Skeleton: Guia técnico sobre as diferenças, velocidades e riscos

Meta descrição: Guia rápido sobre bobsled, luge e skeleton, explorando origens, técnicas, velocidades e riscos das modalidades de gelo, com destaques históricos e...

Vitória encaminha acerto pelo retorno do atacante David

Vitória avança nas negociações pela contratação do atacante David, revelado pelo clube em 2015, com o tema ganhando força nesta sexta-feira (16). A...