STF determina remessa de ação de Maria do Rosário contra Bolsonaro para primeira instância

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro do Superior Tribunal Federal, Dias Toffoli, enviou para o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJ-DFT), ação penal pública contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na qual ele é acusado de incitação ao crime de estupro. 

 

A ação foi oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) em 15 de dezembro de 2014, quando Bolsonaro ainda era deputado federal. Naquele ano, em 9 de dezembro, durante discurso no plenário da Câmara dos Deputados, ele disse que só não estupraria a deputada Maria do Rosário (PT-RS), porque “ela não merecia”. Em entrevista ao Jornal Zero Hora no dia seguinte, Bolsonaro repetiu a afirmação. 

 

A ação passou então a tramitar no Supremo e foi suspensa em 2019, após decisão do ministro Luiz Fux. No dia 15 de fevereiro de 2023, Toffoli determinou abertura de vista à Procuradoria-Geral da República (PGR), diante do fim do mandato presidencial de Jair Bolsonaro e do foro privilegiado. A PGR opinou pelo declínio da competência do STF para julgar a ação e consequente remessa dos autos ao TJ-DFT.

 

Seguindo o mesmo entendimento, Dias Toffoli agora estabeleceu que a ação penal volte a ser julgada na primeira instância. 

 

“Reconheço a incompetência deste Supremo Tribunal para processar o feito e acolho a manifestação do Ministério Público Federal, determinando a remessa dos autos ao ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, para distribuição a uma das Varas Criminais da Circunscrição Especial Judiciária de Brasília/DF, com a adoção das providências pertinentes”, diz o ministro na decisão do dia 12 de junho, publicada no Diário Eletrônico desta terça-feira (20).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Airbnb: turista brasiliense que ficou paraplégica faz longo desabafo

Airbnb de Itacaré: turista de Brasília fica paraplégica em queda durante férias e Justiça obriga plataforma a pagar despesas médicas Uma turista...

Explosão de cilindro em boate na Índia mata ao menos 23 pessoas

Um incêndio em uma boate no balneário de Goa, na Índia, deixou pelo menos 23 mortos, conforme as autoridades locais. A explosão de...

Padre não comparece a missa e é encontrado morto em casa paroquial em MG

O padre Júlio César Agripino, 38 anos, foi encontrado desacordado na Casa Paroquial de Carmo do Rio Claro, cidade no Sul de Minas,...