Copa do Mundo feminina: conheça as jogadoras que defenderão o Brasil no Mundial

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


selecao

Está definido. Nesta terça-feira, 27, a técnica Pia Sundhage fez a sua primeira convocação para uma Copa do Mundo à frente da seleção brasileira. Contratada em 2019, logo após o Mundial da França, a sueca aceitou o desafio de renovar o elenco brasileiro e vai em busca do primeiro título da Amarelinha em mundiais – e o seu primeiro título na Copa. Ao todo são 23 jogadoras selecionadas (mais as três suplentes). Sem Formiga, que se aposentou no ano passado, o Brasil contará pela última vez com Marta em campo, e esse deve ser uma grande questão para quem não acompanha diariamente a modalidade: quem são as jogadoras? Por isso, nós da Jovem Pan Online apresentamos para você todas as jogadoras que estarão na Austrália e Nova Zelândia a partir do dia 20 de julho. Confira:

Goleiras

Letícia Izidoro: A goleira do Corinthians, de 28 anos, será a titular do Brasil. Lele foi a terceira goleira na Copa de 2019 e apareceu como primeira opção após a saída de Bárbara. Acabou perdendo espaço para Lorena, do Grêmio, mas a gremista lesionou o joelho e não pôde ser convocada.

Camila: Jovem de 22 anos, a arqueiro do Santos impressionou em período de treinamentos na Granja Comary e vai para o primeiro Mundial.

Bárbara: Experiente, a arqueira do Flamengo praticamente não participou do ciclo e é uma surpresa na lista de convocadas. Ela vai para sua quinta Copa.

Defensoras

Rafaelle: Atualmente sem clube, Rafaelle foi um dos destaques do Arsenal na última temporada. Na seleção, divide o posto de capitã com Tamires e apesar de atuar como zagueira, tem oito gols em 82 jogos pela seleção brasileira e é um dos pilares da zaga.

Antônia: Zagueira do Levante-ESP é versátil e atua como lateral direita na seleção. Aos 29 anos, Antônia esteve no elenco campeão da Copa América e vai para a sua primeira Copa do Mundo.

Tamires: Uma das mais experientes do elenco e peça de confiança de Pia, a lateral-esquerda vai para a sua terceira Copa do Mundo como uma das capitãs do time. Aos 35 anos, é conhecida como a “mãe da Fiel” pela torcida do Corinthians. Tem 138 jogos pela seleção e seis gols marcados.

Kethellen: A zagueira de 27 anos vai para a sua segunda Copa do Mundo. Atualmente no Real Madrid, marcou um gol em 27 jogos com a Amarelinha.

Bruninha: Aos 21 anos, a lateral-direita é um dos destaques do Gotham FC, dos Estados Unidos, e da base da seleção brasileira. Vem em ascensão com Pia Sundhage e vai para a sua primeira Copa do Mundo.

Lauren: Atualmente sem clube, Lauren jogou pelo Madrid CFF na última temporada e se destacou quando estreou no São Paulo em 2020.

Mônica: Experiente, a jogada de 36 anos defende o Corinthians, possui liderança e vai para sua quarta Copa do Mundo.

Meio-campistas

Ana Vitória: Meio-campista do Benfica- POR, Ana é outra das jogadoras de confiança de Pia. Com mais de 14 jogos com a Amarelinha, tem um gol e vai para a sua primeira Copa.

Kerolin: A jogadora que mais cresceu com Pia. A meio-campista do North Carolina Courage – EUA, está com 23 anos e é um dos destaques da liga norte-americana nesta temporada. São 8 gols em 12 rodadas, sendo uma das artilheiras da competição. Com a seleção, são cinco gols em 32 jogos.

Ary Borges: Outro destaque com a nova treinadora é Ary. Ex-Palmeiras, a atleta de 23 anos defende o Racing Louisville – EUA. Tem quatro gols marcados em 27 jogos na seleção. Será sua primeira Copa.

Adriana: Companheira de Marta no Orlando Pride-EUA, Adriana tem números ótimos no ataque da seleção: 12 gols em 43 jogos. Ex-Corinthians, a meio-campista vai para a sua primeira Copa do Mundo.

Luana: Jogadora do Corinthians, Luana era o principal nome do meio-campo do Brasil antes de se lesionar, em março de 2021. Ela teve uma grave lesão no joelho e ficou meses sem jogar, mas conseguiu recuperar sua forma física e bom futebol.

Duda Sampaio: Outra atleta do Corinthians, Duda Sampaio foi a principal jogadora do Campeonato Brasileiro de 2022 e esteve na convocação de Pia para a Finalíssima, mas acabou se machucando e sendo substituída por Luana. No entanto, Duda se recuperou e pode ser um dos nomes das suplentes na convocação.

Atacantes

Debinha: Artilheira na era Pia, Debinha é peça fundamental no ataque da seleção. Ela ficou de fora da convocação para a Finalíssima por lesão, mas já está recuperada.

Andressa Alves: Campeã italiana com a Roma e destaque da Liga dos Campeões, Andressa parece ter cravado sua vaga na Copa durante a convocação para a Finalíssima feminina, em que marcou o gol do empate do Brasil aos 47 do segundo tempo. É uma das veteranas e esteve na Copa do Mundo de 2019.

Marta: Principal nome do Brasil — e um dos maiores do futebol feminino mundial —, Marta vai para a sua última Copa do Mundo. A mais experiente da equipe, a camisa 10 é referência no processo de transição de Pia e importante para as atletas mais novas.

Geyse: Atacante do Barcelona foi campeã da Liga dos Campeões 2022/23 e foi presente garantida nas convocações. Aos 25 anos, tem cinco gols em 43 jogos na seleção e exerce função importante no esquema tático de Pia.

Gabi Nunes: Multicampeã com o Corinthians e ex-atacante do Madrid CFF, Gabi tem três gols marcados em 19 jogos com a Amarelinha. Aos 26 anos, vai para a sua primeira Copa do Mundo.

Bia Zaneratto: A Imperatriz do Palmeiras também é uma das remanescentes de 2019. Bia foi a segunda artilheira do Brasileirão em 2022 e, neste ano marcou 7 gols em 15 jogos. Não participou das últimas partidas por lesão, mas deve estar recuperada para o Mundial.

Nycole: Jogadora do Benfica tem apenas 23 anos e é uma das novidades do setor ofensivo de Pia.

Suplentes

Tainara: Peça importante no esquema tático do Brasil e companheira de Rafaelle no setor, a zagueira do Bayern de Munique está retornando de uma lesão na coxa, e suas condições físicas ainda são dúvida para o Mundial.

Aline Gomes: Destaque da Ferroviária no Campeonato Brasileiro, a jovem de apenas 17 anos é o futuro da seleção. Nesta edição do Brasileiro, marcou nove gols em 15 rodadas, ajudando as Guerreiras Grenás a chegarem nas quartas de final. A presença de Aline na lista de Pia é incerta, principalmente pela idade, mas poderia ser uma boa surpresa.

Angelina: A meio-campista do OL Reign – EUA está retornando de uma lesão no joelho sofrida no ano passado e participou da sessão de treinamentos na Granja Comary antes da convocação. A atleta de 23 anos tem 20 jogos pela seleção e um gol marcado.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fortes chuvas provocam alagamentos em cidades do Oeste baiano

Chuvas fortes no final da tarde deste domingo (21) provocaram transtornos no Oeste da Bahia, atingindo Santa Maria da Vitória e Ibotirama. O...

Seleção brasileira encerra temporada na 5ª posição no ranking da Fifa

Brasil sobe para a 5ª posição no ranking da FIFA ao encerrar a temporada, fortalecendo o desempenho sob o comando do técnico italiano...

Neymar promete fazer o ‘impossível’ para conquistar a Copa e manda recado: ‘Alô, Ancelotti!’

Meta description: Neymar promete fazer o impossível para conquistar a Copa do Mundo de 2026 e manda recado a Ancelotti. Veja os detalhes...