Aguardado há 40 anos, Túnel Rei Pelé é inaugurado em Taguatinga

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O vendedor Jonas Galvão, morador de Taguatinga, trabalha no Plano Piloto e, ao menos, duas vezes por dia encara um pesado trânsito para chegar em casa. Contudo, nessa segunda-feira (5/6), ele e os demais residentes de Taguatinga ganharam, junto com a cidade que comemora 65 anos, motivos para comemorar. Aguardado há mais de 40 anos, o Túnel Rei Pelé foi entregue.

“Evitar trânsito e chegar mais cedo em casa é qualidade de vida. Essa obra foi muito esperada por todos os moradores. Com toda certeza vai facilitar muito a nossa vida.”

Jonas Galvão, vendedor e morador de Taguatinga O Túnel Rei Pelé integra o chamado Corredor Eixo Oeste, um conjunto de vias e corredores para ônibus, viadutos e túneis ligando o Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto, em viagem estimada para durar cerca de 30 minutos.

A passagem subterrânea foi construída a 20 metros de profundidade e conta com três setores principais: de segurança, hidráulica e de energia. A velocidade permitida para o tráfego é de 60 km/h, fiscalizada por radar.

Para evitar a retenção de veículos nos semáforos da região, foram construídas três faixas em cada sentido. Com um quilômetro de extensão, a obra beneficia cerca de 140 mil motoristas que passam pela via diariamente, principalmente os moradores de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia e Pôr do Sol/Sol Nascente. 

É o caso de Natália Alvim. Moradora de Taguatinga há 38 anos, ela reconhece que, antes da obra, o trânsito dificultava a rotina. “Com o túnel, o trânsito vai fluir mais rápido durante os horários de pico, já que não precisamos pegar os semáforos do centro de Taguatinga.”

A partir de agora, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo entrarão pelo túnel e sairão na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Já os veículos que chegarem a Taguatinga pela EPTG passarão pelo túnel e sairão após o viaduto da Samdu. As pistas marginais dão acesso às avenidas Sul e Norte e às duas comerciais.

O complexo é composto por duas pistas vicinais e um corredor exclusivo para ônibus. Porém, por enquanto, apenas carros leves e de passeio poderão trafegar pelo túnel. Até que o viaduto acima da passagem esteja pronto, veículos pesados continuarão fazendo o mesmo percurso. 

Em dois anos e sete meses de construção, o GDF investiu R$ 300 milhões na obra e gerou 800 empregos.

Segurança  Quando se trata de trânsito, a segurança deve estar em primeiro lugar. Pensando nisso, o GDF investiu em itens modernos, que seguem normas rígidas de instalação e teste. 

Mais de 300 luminárias de emergência e 35 extintores estão espalhados pelos dois sentidos do túnel, além de painéis luminosos que alertam os motoristas sobre qualquer incidente dentro do túnel. Um deles está instalado na EPTG, enquanto o outro fica na Avenida Elmo Serejo. 

Para garantir a segurança dos usuários, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal fez uma visita técnica ao local, onde foram verificadas: 

Dimensão de largura e altura das pistas. A Declividade do leito e o canal preparado para o escoamento de água pluvial. Abertura entre as duas pistas que servirão de acesso para socorristas. Espessura do piso. Também houve uma preocupação com o acúmulo de gases em casos de incêndios em veículos. O Sistema de Controle de Fumaça é composto por ventiladores de duplo sentido instalados no teto, de modo a efetuar o direcionamento da fumaça até a saída do túnel. 

A sala de controle técnico terá operação 24h por dia. “É importante que haja esse acompanhamento constante para que estejamos preparados para qualquer emergência, a qualquer hora do dia ”, afirmou o secretário de Obras, Luciano Carvalho.

O nome do túnel foi dado em homenagem ao jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Por isso, os primeiros a circularem pelo local foram atletas. Ciclistas e corredores se reuniram no último fim de semana para participarem de um passeio ciclístico e duas corridas de rua que tiveram como ponto de largada e chegada a passagem subterrânea.

Na cerimônia de abertura do túnel, o governador Ibaneis Rocha afirmou que o objetivo da obra foi trazer mobilidade para a população da região. 

“Essa obra, entregue nos 65 anos da cidade, coloca Taguatinga em outro patamar. Agradeço a compreensão dos moradores e vamos continuar firmes trabalhando pelo nosso DF.”

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