Alcobaça está travando uma guerra contra o mosquito da dengue

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Os agentes de endemias estão realizando uma varredura em Alcobaça (no Centro e nos bairros Cajarana e Bugia), num trabalho que vai percorrer outros bairros, distritos e comunidades rurais do município. Nesses lugares, os agentes de endemias têm atuado com investigação de casa em casa. Durante as visitas [em residências, empresas e áreas públicas] são inspecionados locais que acumulam água parada.

Alcobaca esta travando uma guerra contra o mosquito da dengue 11
A inspeção de casas, empresas e locais públicos tem o objetivo de evitar a proliferação do mosquito

Essas ações frequentes dos agentes de endemias têm contribuído para prevenir a proliferação do mosquito, num trabalho fundamental na identificação e na eliminação de possíveis focos de reprodução do aedes aegypti, evitando que os alcobacenses fiquem doentes com a dengue, zyka ou chickungunya, doenças transmitidas pelo aedes aegypti, conhecido como mosquito da dengue. Além disso, sugerem a adoção de medidas preventivas e orientam a população sobre a importância de manter seus ambientes limpos e livres de possíveis criadouros.

Segundo o Coordenador de Endemias, “nos últimos dias já foram retirados do meio ambiente mais de três mil garrafas de vidro e mais de quinhentos pneus, dois itens que são fortes vetores de água parada e da proliferação do mosquito”, explica.

Alcobaca esta travando uma guerra contra o mosquito da dengue 2
Uma ação que contribui para a prevenção de doenças

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Talher “ao evitar a formação de focos de proliferação do mosquito da dengue, as visitas dos agentes de endemias contribuem para a proteção da saúde pública e a promoção de um ambiente mais seguro e saudável para todos”, disse.

Para o Prefeito de Alcobaça, Zico de Baiato, “esse trabalho tem impacto significativo na redução dos casos de doenças, favorecendo a rede pública de saúde, porque contribui com a redução do número de internações e de afastamento das pessoas de seus postos de trabalho, bem como, garante que os alcobacenses tenham uma vida mais saudável”, destaca.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Alcobaça, Caravelas e Cumuruxatiba vão contar com circuito de choro instrumental

O “Circuito Cai na Roda, O Choro no Extremo Sul”, irá beneficiar músicos e estudantes de música, pessoa que já teve algum contato com a música, integrantes de projetos musicais e/ou até músicos profissionais, em três cidades litorâneas do Extremo Sul da Bahia (Caravelas,...

Alcobaça realiza capacitação das equipes de saúde para atendimentos de feridas e curativos

Pacientes feridos são frequentes na rotina das unidades básicas de saúde, ambulatoriais e de urgência e emergência. Preparar as equipes para esses procedimentos é o objetivo proposto pela Secretaria de Saúde do município de Alcobaça com a capacitação de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esse...

Alcobaça adquire dois novos veículos para reforçar a frota da saúde do município

Os dois novos veículos foram adquiridos com recursos próprios do município de Alcobaça. A entrega aconteceu na tarde terça-feira, dia 16 de abril.A proposta é modernizar a frota da Secretaria Municipal de Saúde, facilitando o deslocamento das equipes e o transporte de pacientes para...