Em novembro de 2022, a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) derrubou os muros de um parcelamento irregular em Vicente Pires (DF). No entanto, segundo a população, poucos dias depois, a construção do condomínio clandestino recomeçou.
Confira imagens da ocupação:
Aparentemente de alto padrão, a invasão fica na Rua 4C, à beira da Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Trata-se de um ponto extremamente bem localizado e com vista para o Parque de Águas Claras.
Veja cenas do parcelamento irregular:
A ocupação clandestina avançou ao longo de 2023 e três condomínios foram demarcados. Em estágio avançado de construção, um deles tem casas erguidas.
O Metrópoles conversou com moradores da vizinhança. Por segurança, os nomes das pessoas serão preservados. Segundo os residentes, a ocupação irregular ameaça prejudicar o processo de regularização da região.
De acordo com eles, corretores de imóveis comercializam lotes do parcelamento irregular. As obras ainda danificam calçadas da vizinhança.
Segundo o Plano de uso da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), o terreno em questão tem previsão para uso de Comércio, Serviços, Institucional, Industrial ou Residencial. Não se trata de uma área de proteção ambiental.
Nova operação Por nota, a DF Legal confirmou a irregularidade da ocupação. Em 2022, o órgão derrubou muros erguidos para a demarcação do condomínio. O órgão de fiscalização prepara nova operação para frear os invasores.
Leia nota completa do DF Legal:
“A Secretaria DF Legal informa que trata-se de construção irregular e que o endereço citado já foi alvo de operação desta pasta em novembro do ano passado, quando foram demolidos os muros que tentavam demarcar o condomínio.
Diante da notícia da retomada do parcelamento irregular do solo com construções feitas sem autorização, a DF Legal realizou vistoria no local durante o fim de semana.
Foram constatadas edificações ainda em construção, muros e outras ilegalidades que serão objeto de demolição no momento em que a ação for operacionalizada”.
Em maio deste ano, a DF Legal lançou uma grande ofensiva contra invasões em Vicente Pires. Desde 2019, realizou mais de 5 mil ações fiscais em obras na região. Neste corte de tempo, foram 355 embargos, 277 intimações demolitórias, 262 autos de infração, 159 notificações, 114 apreensões de materiais e 55 interdições, entre outras diversas atuações da pasta na cidade. A força-tarefa em Vicente Pires está na primeira fase de execução. Todos os lotes da região foram visitados. A pasta está trabalhando os dados colhidos em campo para montar o relatório final. Confira imagens: “O trabalho de fiscalização em Vicente Pires não está e nunca esteve parado aguardando o fim da força-tarefa, com as autuações ocorrendo concomitantemente ao levantamento dos lotes”, destacou a DF Legal.
650 campos de futebol A pasta intensificou o combate contra invasões em todo DF. Entre janeiro e maio de 2022, foram 270 operações e 985.490 m² desobstruídos, o que equivale a 98 campos de futebol. No mesmo corte de 2023, deflagrou 408 ações, desobstruindo 6.519.110 m², o mesmo que 650 gramados futebolísticos.
Em todo 2022, foram 790 operações com a liberação de 2.482.819 m². E, ao longo de 2021, foram 594 com 2.008.530 m² desobstruídos.
Segundo o secretário executivo de inteligência e compliance da DF Legal, Adriano Valente, a pasta vem adotando diversas medidas para reforçar o combate contra a grilagem e as invasões, a exemplo da convocação de policiais.
Para Valente, Vicente Pires é uma região muito sensível, sendo alvo constante de invasões, grilagem e parcelamentos irregulares. É a cidade que mais recebeu ações da DF Legal ao longo dos últimos anos.
A exemplo dos condomínios de Vicente Pires, frequentemente invasores e grileiros voltam a atacar os mesmos pontos logo após as ações da DF Legal. De acordo com Valente, a pasta prepara uma medida contra a tática.
Na última grande operação em Brazlândia, equipes da pasta, com apoio da PMDF e da PCDF ficaram no local algumas semanas para evitar o regresso dos invasores.
“Está sendo criada, no âmbito da Secretaria Executiva de Inteligência, uma nova sessão, composta por diversas equipes uma nova seção destinada exclusivamente para o monitoramento de áreas desocupadas”, revelou.
Confira a fala do secretário Valente:
Canteiro A reportagem visitou o canteiro de obras de Vicente Pires na sexta-feira (16/6). Os poucos operários no local não souberam dizer quem é o responsável pelos condomínios.
O Metrópoles entrou contato com a Administração Regional de Vicente Pires sobre a questão. Não houve resposta até a publicação da reportagem. O espaço segue em aberto.
Comentários Facebook