Cade aprova venda da refinaria Lubnor, da Petrobras

Publicado:

Logo Agência Brasil

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou na quarta-feira (21) a venda da Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor), da Petrobras, para a Grepar Participações.ebcebc

Apesar da aprovação, a Petrobras informa que existem outras condições a serem cumpridas no âmbito no processo. O conselho determinou que seja assinado um Acordo em Controle de Concentração, porque o grupo dono da Grepar opera também na distribuição de asfaltos, derivado produzido pela refinaria.

Notícias relacionadas:

  • Cade investigará se plataformas cometeram abuso de posição dominante.
  • Ministro de Minas e Energia diz que Petrobras venderá refinarias .
  • Governo exclui EBC, Correios, Serpro e outras estatais de privatização.

A venda faz parte da privatização de refinarias da Petrobras, iniciada em 2019, como parte do plano de desinvestimentos promovido nos governos Michel Temer e Jair Bolsonaro. Na época, a gestão da empresa justificou que a venda de refinarias visava à concentração em ativos de maior rentabilidade e a dar mais competitividade e transparência ao segmento de refino no Brasil.

Para seguir com o processo, a Petrobras precisou assinar, em 2019, um Termo de Compromisso de Cessação (TCC) junto ao Cade, que previa a venda de oito das 13 unidades de refino da empresa, que respondiam por cerca de 50% da capacidade de refino da estatal.

As oito unidades incluídas no processo foram a Unidade de Industrialização do Xisto, e as refinarias Abreu e Lima, Landulpho Alves, Gabriel Passos, Presidente Getúlio Vargas, Alberto Pasqualini e Isaac Sabbá, além da Lubnor.

Dessas, tiveram as privatizações concluídas a Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), a Landulpho Alves (Rlam) e a Isaac Sabbá (Reman).

Já as refinarias Presidente Getúlio Vargas (Repar) e a Alberto Pasqualini (Refap) chegaram a receber propostas, mas o processo de venda não avançou. A Refinaria Gabriel Passos (Regap) teve seu processo encerrado sem que houvesse venda, e continua em posse da Petrobras.

Comentários Facebook

spot_img

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Programa Pé-de-Meia será incorporado ao orçamento federal em 2026

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o Programa Pé-de-Meia será incorporado ao Orçamento federal a partir de 2026. Para 2025, o...

Haddad coloca mercado em ‘xeque’ após dólar disparar com anúncio sobre isenção do IR

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, expressou sua visão cética em relação a soluções rápidas para os desafios econômicos do Brasil. Ele ressaltou...

‘Pacote fiscal tem gatilhos caso não aconteça no ritmo que esperamos’, diz secretário da Fazenda

O secretário da Fazenda, Dario Durigan, mencionou a presença de cláusulas de segurança no novo pacote fiscal, que poderão ser acionadas em caso...