Duzentas camisas foram confeccionadas para a caminhada da inclusão social e se esgotaram nos primeiros dias de inscrição, para surpresa dos organizadores, que não contavam com a adesão tão grande dos alcobacenses nesse segundo evento. Foram quase 500 participantes, moradores da cidade de Alcobaça e até de distritos, à exemplo, de São José, de onde saíram carros e até ônibus com várias pessoas.

Esse foi o segundo evento realizado em Alcobaça e, mais uma vez, reunindo centenas de participantes na caminhada pela Avenida Sete de Setembro, no trecho do Studio Funcional Ritmos até a Praça da Caixa D’Água, no centro da cidade.
Ao longo de todo o percurso foram distribuídas garrafas de água para ajudar na hidratação do corpo. Em pontos de apoio [um montado ao longo da Avenida Sete e outro na Praça da Caixa D’água] foram fornecidas frutas e várias guloseimas aos participantes do evento. Na estrutura montada no ponto de chegada teve ainda a distribuição de vários brindes e a realização de testes rápidos de saúde (aferição da pressão arteria e da glicemia, dentre outros).

A caminhada aconteceu na manhã deste sábado (03) com percurso de 1,3 quilômetro, percorrido por pacientes oncológicos, pessoas idosas, com comorbidades ou deficiência, além de familiares, amigos, profissionais da saúde, da assistência social e voluntários que apoiam a causa da inclusão.

Também teve a participação dos garotos da guarda mirim Cidadãos de Elite, de integrantes do Dona Flora e do Afro Swing, além do Prefeito Zico de Baiato, da primeira dama, Euriciane Ramos, e dos vereadores, Izenil, Bruno, Iziel, Diego da Saúde e Pipi do São José.

A iniciativa do projeto é de Lanlan Ritmos, Cristo Vôlei e Kidson Personal, com apoio dos do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDI), do Lar dos Idosos e da Prefeitura de Alcobaça, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Turismo, Cultura e Esporte, com apoio da Polícia Militar e do SAMU.

Os organizadores destacaram que “a caminhada proporciona um momento de integração, solidariedade, cidadania e demonstração de que todos podem contribuir para a construção de um mundo mais justo e inclusivo, sendo uma forma de afirmar que as diferenças não são barreiras, mas sim oportunidades de aprendizado e crescimento mútuo”.

Segundo a Coordenadora da Atenção Básica, Morgana Lemos, “o evento ajudou a promover o respeito às diferenças e a incentivar à prevenção de doenças, através da prática de atividades físicas e do cuidado com a saúde”, disse.

Para o Prefeito de Alcobaça, Zico de Baiato, “a caminhada é mais uma grande ação realizada no município, na gestão que cuida das pessoas e trabalha para promover a igualdade, a inclusão social e a garantia de direitos à todos os alcobacenses”, destacou.
Comentários Facebook