Confira dicas para se proteger de golpes em aplicativos de relacionamento

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Com o aumento dos golpes em aplicativos de relacionamento, a segurança das mulheres tornou-se uma preocupação crescente. De acordo com uma pesquisa realizada em 2022 pela PSafe, foi constatado que um em cada quatro brasileiros que se envolveram com outras pessoas online já foi vítima de um perfil falso. Dos participantes entrevistados, 34,38% afirmaram ter se relacionado com alguém que conheceram na internet, e desses, 24,59% relataram ter sido enganados por fraudadores.

O estudo abrangeu 10.755 pessoas entrevistadas entre fevereiro e março e as estimativas foram baseadas no número de usuários do sistema Android no país, que totalizavam 131,1 milhões em 2022, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, a pesquisa revelou que 25,5% das vítimas sofreram perdas financeiras como resultado desses relacionamentos falsos.

Diante deste cenário, Maria Helena, fundadora do Bruxas do Match (perfil nas redes sociais voltado a prevenção de golpes em aplicativos de relacionamentos para mulheres 50+), compartilhou dicas essenciais para as mulheres evitarem golpes. E assim, garantirem sua segurança ao utilizar aplicativos de relacionamento. Essas dicas são baseadas em sua experiência pessoal e conhecimento adquirido em Perícia Criminal:

  1. Levar a conversa para o WhatsApp: ao estabelecer uma conexão com alguém em um aplicativo de relacionamento, é recomendado migrar a conversa para o WhatsApp ou outra plataforma de mensagens mais segura. Isso proporciona maior privacidade e controle sobre suas informações pessoais.
  2. Não incluir fotos de familiares no perfil: evitar compartilhar fotos de familiares ou informações que possam identificar sua localização ou rotina. É importante preservar a privacidade e reduzir a exposição a possíveis golpistas.
  3. Fazer videochamada antes de ir ao encontro: antes de marcar um encontro presencial, é aconselhável realizar uma videochamada para conhecer melhor a pessoa. Isso ajuda a verificar a identidade e a autenticidade do perfil, minimizando o risco de enganos.
  4. Informar alguém sobre o encontro: sempre avisar um amigo ou familiar sobre o encontro, fornecendo informações como o local, horário e a localização do encontro. Essa medida adiciona uma camada extra de segurança, garantindo que alguém esteja ciente do encontro.
  5. Sempre se encontrar em um local público: no primeiro encontro, é recomendado escolher um local público, com pessoas e movimento. Isso cria um ambiente seguro e proporciona a oportunidade de interagir com outras pessoas ao redor, caso necessário.

Deu match! As ideias compartilhadas pela autora integraram o curso “Deu Match”, realizado no Dia dos Namorados (12), em formato online. O encontro ofereceu às participantes um aprofundamento nessas dicas e forneceu ferramentas adicionais para identificar e evitar golpes em aplicativos de relacionamento.

Maria Helena ressaltou a importância de estar consciente sobre o uso correto desses aplicativos, destacando que a confiança e a segurança devem ser prioridades. “As mulheres têm o poder de aproveitar os benefícios dessas tecnologias, desde que tomem precauções adequadas”, reforça.

O Bruxas do Match visa fornecer suporte e orientação às mulheres interessadas em ingressar nos aplicativos de relacionamentos e manter sua segurança para não cair em golpes. Maria Helena acredita que todas as mulheres solteiras têm o direito de viver experiências maravilhosas e se conectar com pessoas legais, ao estarem preparadas e informadas.

“Eu quero ensinar as mulheres a entrar nesse mundo de aplicativos de relacionamentos e fazer com que elas aprendam a observar onde pode haver manipulação e golpes”, explica Maria Helena.

Para obter mais informações sobre o Bruxas do Match e sobre futuros cursos e eventos, visite as redes sociais @bruxasdomatch no Instagram e Facebook, acesse o site www.bruxasdomatch.com.br ou entre em contato pelo e-mail [email protected].

Sobre o Bruxas do Match: Bruxas do Match foi criado por Maria Helena, uma gaúcha com conhecimento em perícia criminal, e se dedica a ajudar mulheres a se protegerem de golpes em aplicativos de relacionamento e se sentirem mais confiantes. Por meio de cursos, o Bruxas do Match busca capacitar as mulheres a navegarem com confiança e segurança no universo dos aplicativos de relacionamento.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Traição: Quais são as causas e consequências para um relacionamento?

Nos últimos dias, a mídia tem repercutido intensamente sobre a suposta traição do renomado jogador de futebol Neymar, enquanto sua namorada, Bruna Biancardi está grávida. Esse episódio traz à tona uma importante discussão e o especialista em relacionamento do site MeuPatrocínio, Caio Bittencourt, explica...

Quer pular a cerca? Veja onde ficar às escondidas e com segurança em Salvador

O povo baiano é um romântico. Tão romântico e com tanto amor em ebulição que, em alguns casos, uma pessoa só não é o bastante para recebê-lo, surgindo a necessidade de encontrar um terceiro elemento para balancear a estequiometria amorosa. Talvez essa seja...

Roteiro de sexo para todos os gostos, sexualidades e bolsos em Salvador

Tão importante quanto Deus no coração é o diabo no quadril, já adianta o clássico do Carnaval soteropolitano. E Nizan Guanaes tinha razão ao escrever a música. Afinal, na cidade famosa por ter, dizem, uma igreja para cada dia do ano, basta um...