Corrente do Twitter expõe fotos de WhatsApp e auxilia ação de criminosos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto
Uma recente corrente no Twitter está chamando a atenção de especialistas em segurança digital. A corrente incentiva usuários a compartilhar suas fotos de perfil do WhatsApp, o que pode facilitar a ação de criminosos e golpistas na internet. Embora alguns encarem a iniciativa como uma brincadeira e compartilhem imagens falsas, outros divulgam fotos reais, o que pode trazer riscos.
Golpistas se aproveitam dessa exposição para criar perfis falsos no WhatsApp e solicitar dinheiro a parentes e amigos, usando apenas o nome e a foto correta da pessoa. Geralmente, o criminoso alega ter trocado de número e solicita dinheiro para algum pagamento, como despesas de celular ou assistência técnica.
Leia: WhatsApp: usuário poderá enviar mensagens para número ilimitado de pessoas

Dados da Serase Experian apontam que, apenas em janeiro, foram registradas 284.198 tentativas de fraude de identidade no Brasil. Com acesso a nome e fotos, os golpistas podem agir com mais facilidade. Além disso, expor informações pessoais nas redes sociais pode contribuir para outros tipos de crimes.
Para se proteger, especialistas aconselham a ocultar o máximo de informações públicas que facilitem a identificação, como nomes de parentes, datas de aniversário e números de celular. No WhatsApp, é possível ocultar a foto de perfil para contatos não cadastrados, acessando Configurações> Privacidade> Foto de perfil e escolhendo a opção ‘Meus contatos’ ou ‘Ninguém’.
Além disso, é importante trancar contas em redes sociais como Twitter e Facebook, impedindo que pessoas que não são seguidoras acessem informações. Desconfiar de pedidos de dinheiro nas redes sociais, mesmo de pessoas que afirmam ser parentes, também é uma medida de segurança crucial.
É importante lembrar que criminosos podem cruzar informações publicadas em redes sociais com dados vazados ou adquiridos ilegalmente, tornando o golpe mais difícil de ser identificado. Por isso, ampliar o conhecimento da população sobre como se proteger na internet é essencial.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Vídeo: Caio Fábio já alertou sobre Elon Musk: “O pior inimigo da humanidade”

Em uma entrevista exclusiva concedida ao Fuxico Gospel, o reverendo Caio Fábio já havia alertado sobre os perigos que, em sua visão, são representados pelo bilionário Elon Musk. Caio, conhecido por sua influência e posicionamentos fortes, foi muito duro ao falar sobre o empresário por trás da SpaceX e da Tesla. “Com tanto dinheiro que

Vídeo da NASA mostra os 72 voos do helicóptero Ingenuity em Marte

A NASA compartilhou um vídeo mostrando os trajetos percorridos pelo helicóptero Ingenuity em Marte desde abril de 2021, quando ocorreu o voo inaugural da aeronave. Ao todo, foram realizados 72 voos do Ingenuity, muito mais do que os cinco originalmente planejados pela agência espacial norte-americana. Infelizmente, em janeiro deste ano, um pequeno acidente danificou o

Produtora de ‘Baldur’s Gate’ já trabalha em dois novos jogos

A Larian Studios, desenvolvedora de Baldur's Gate III, voltou a afirmar que não estará envolvida no futuro da série Baldur's Gate. Em uma atualização recente na página da Steam do estúdio, a Larian deixou claro que não haverá novas histórias, personagens ou expansões para Baldur's Gate III, e que também não haverá um Baldur's Gate