TAGS

Deputada propõe lei para isentar doadores de sangue de pagamento de inscrição em concursos públicos da Bahia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A deputada estadual, Ludmilla Fiscina (PV), apresentou um Projeto de Lei que isenta doares de sangue regulares do pagamento de inscrição em concursos públicos de âmbito estadual.

 

A proposta, publicada no Diário Oficial do Legislativo do último sábado (17), classifica os doadores regulares de sangue como aqueles que realizam a doação, no mínimo, três vezes no ano. As doações deverão ser comprovadas por meio de atestado ou outro documento, emitido oficialmente, pelos estabelecimentos de saúde coletores.

 

Para ter direito a isenção, caso a lei seja aprovada, o doador deverá comprovar que realizou as doações dentro do período de três meses anteriores à data da publicação do Edital do concurso público ou do processo seletivo.

 

A deputada justificou a iniciativa usando dados do Ministério da Saúde, que indica que 14 em cada mil habitantes doam sangue de forma regular nos hemocentros do Sistema Único de Saúde (SUS), cujo número encontra-se abaixo dos 2% ideais, definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS e dos 5%, registrados em Países da Europa, apesar do aumento após o período mais crítico da pandemia.

 

A parlamentar também citou os estados de São Paulo e do Distrito Federal, que já fornecem, por meios de Leis, vantagens para os doadores de sangue, das quais, a isenção do pagamento da taxa de inscrição para os doadores que prestam concurso público.

 

“Uma das finalidades do Projeto de Lei é incentivar a doação de sangue no âmbito do Estado da Bahia e ajudar as pessoas, que sonham com a possibilidade de realização de concurso público e até mesmo de processo seletivo, mas, acabam não realizando por conta do valor da inscrição”, ressalta o texto.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Cole na corda: cordeiros buscam reajuste em diária no Carnaval de Salvador para R$ 150

"Você já passou por mim, e nem olhou pra mim...". Em 2017, a banda BaianaSystem cantava nos trios elétricos uma realidade que seis anos depois continuaria irretocável: a invisibilidade de alguns dos profissionais mais importantes para a realização do Carnaval de Salvador, os cordeiros.   A canção, composta por Russo PassaPusso, Roberto Barreto, SekoBass, Filipe Cartaxo

Barroso lança Selo do Judiciário pela Linguagem Simples em evento em Salvador

Na abertura do 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário na noite desta segunda-feira (4) no Centro de Convenções de Salvador, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, lançou o Selo do Judiciário pela Linguagem Simples.   A iniciativa se trata de um documento com diretrizes

“Com certeza vai ter queda no PIB”, afirma o presidente da Faeb sobre os impactos da estiagem na produção agropecuária na Bahia

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) anunciou, nesta segunda-feira (4), um alerta para a previsão de queda na economia em detrimento da estiagem que atinge todo estado, em especial, a região semiárida. Ao Bahia Notícias, o presidente da Faeb, Humberto Miranda, explica que o problema da seca já é característico de