Emenda quer incluir bicicletas em pacote de descontos para compra de carros

Publicado:

(FOLHAPRESS) – Uma emenda apresentada pelo deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) propõe a inclusão das bicicletas no programa de incentivo à compra de carros populares lançado pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O texto foi construído pelo parlamentar em parceria com a Aliança Bike (associação brasileira do setor de bicicletas), que reúne lojistas e empresas voltadas ao transporte sustentável.

A emenda sugere desconto patrocinado de até R$ 8 mil, limitado a 20% do preço indicado na nota fiscal emitida pela montadora, e não inclui bicicletas elétricas, pois estão na categoria de ciclomotores (como motocicletas) na Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados.

O texto aponta como vantagens da incorporação da emenda a promoção da descarbonização da matriz de transportes e a ampliação do acesso da população a bicicletas novas, que garantam mais conforto e segurança.

O histórico de Fernando Haddad, ministro da Fazenda, que lançou políticas de estímulo ao uso de bicicletas em sua gestão como prefeito de São Paulo, é considerado um fator que pode favorecer a incorporação da emenda ao programa do governo federal

Em 2014, por exemplo, ele disse que considerava importante batalhar “junto aos governos estadual e federal a isenção de impostos para a bicicleta” e que desejava “lançar com os cicloativistas um novo abaixo-assinado, [pedindo] além das ciclovias, a isenção fiscal para as bicicletas”.

Em 2017, disse considerar a tributação de bicicletas “um contrassenso” e que deveria existir “subsídio para venda de bicicletas”.

Daniel Guth, diretor executivo da Aliança Bike, destaca que a ementa da medida provisória fala em “desconto patrocinado na aquisição de veículos sustentáveis”.

“Então é mais do que óbvio e justo que a bicicleta, como o veículo mais sustentável que existe, seja incluída”, completa.

“Ainda, 70% da população adulta, no Brasil, sequer possui uma bicicleta. Então aumentar o acesso à bicicleta é uma política essencial, especialmente para as famílias de mais baixa renda, que poderão usar bicicleta como ferramenta de acesso à cidade e para a promoção de saúde”, conclui Guth.

Carreras diz que a bicicleta é um meio de transporte muito utilizado cotidianamente por trabalhadores, como “eletricistas, porteiros, marceneiros”. Ele afirma que marcará uma reunião com Haddad para tratar da proposta.

“Quando se olha para a concentração de impostos, ela é maior sobre a bicicleta do que sobre o carro. Não sou contra baixar o preço do carro, mas defendo que também valha para as bicicletas. Não tem como falar sobre o futuro sem falar em bicicleta, um modal sustentável”, afirma o deputado federal do PSB.

Leia Também: Ministro de Lula compara governo a rali e admite trocas em meio a disputa no Turismo

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tarcísio virou articulador da anistia para não ser “Dilma de Bolsonaro”, diz aliado

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo pelo Republicans, está se destacando na articulação em torno de um projeto de anistia para aqueles...

Promessa do Corinthians marcou 4 gols nos últimos 5 jogos; veja

Na noite de quarta-feira, 10 de setembro, o Corinthians conquistou uma vitória convincente por 2 a 0 contra o Athletico Paranaense, garantindo assim...